De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Lideranças do Povo Awá Guajá visitam os Guarani

05/04/2010

Autor: Cleymenne Cerqueira e Maíra Heinen

Fonte: Brasil de Fato - http://www.brasildefato.com.br/



Os indígenas Tatuxia'a e Manãxika, lideranças indígenas do Povo Awá-Guajá, Maranhão, visitaram no dia 18 de março a aldeia Laranjeira Ñhaderu do Povo Kaiowa Guarani, município de Rio Brilhante, MS.


Os indígenas foram bem recebidos pela comunidade, que cantou e rezou pela presença dos visitantes vindos de tão longe. Os Awá ofertaram ao grupo flechas produzidas pelo seu povo e leram, em sua língua materna, mensagem enviada pelo povo. Os Kaiowá agradeceram e ficaram admirados com a presença desses parentes e também com o presente recebido, observando o tamanho e a qualidade das flechas. Foi um bom pretexto para observar as semelhanças lingüísticas entre os dois povos.


Os indígenas Awá-Guajá ficaram impressionados com a realidade de abandono, pobreza e exclusão vivida pela comunidade. Diziam, "eles não tem terra, moram em barracos de lona na beira da estrada, aqui é muito quente, tem muita lama, não podem plantar, nem colher, como podem viver assim, por que é assim? É uma situação muito triste". Também lhes chamou atenção o bom humor guarani, as conversas, o banho no rio Brilhante e a vida acontecendo no meio de tanto sofrimento. Ficaram 12 horas entre esse grupo indígena conversando econhecendo mais dessa realidade, tomando terere e dançando Guaxiré.


Eles ainda visitaram as comunidades de Kurusu Ambá, Pasu Piraju e Guyraroká, onde entragaram a mensagem do seu povo e as flechas trazidas como um presente especial num gesto de solidariedade aos parentes que vivem em meio a tanta violência. "Os brancos não têm medo de vocês porque vocês não têm flechas. Por isso, não respeitam e atacam vocês", declararam.


Tatuxia'a e Manãxika voltaram preocupados com essa realidade e querendo, de alguma forma, ajudar esse povo. Repetiam muitas vezes, "Guarani Kaiowá também é Awá, também é gente".

http://www.brasildefato.com.br/v01/agencia/nacional/liderancas-do-povo-awa-guaja-visitam-os-guarani/view
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.