De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Belo Monte vira alvo de protesto hoje em Brasília

12/04/2010

Fonte: O Globo, Economia, p. 20



Belo Monte vira alvo de protesto hoje em Brasília
Manifestação contra usina reúne de índios e ribeirinhos a Cameron. Ministério confirma leilão

Cerca de 700 manifestantes são esperados hoje na capital federal - inclusive o cineasta James Cameron, de "Avatar" - para protestar contra a construção da hidrelétrica de Belo Monte. Especialistas preveem muita confusão até o leilão, dia 20. O presidente da Associação Brasileira de Grandes Consumidores de Energia (Abrace), Ricardo Lima, lança dúvidas sobre a realização do leilão:
- Vai haver muita confusão nos próximos dias. O tom vai subir de todos os lados. O próprio Lula já disse que o leilão vai sair de qualquer jeito.

O Ministério de Minas e Energia confirmou o leilão na data marcada. A marcha contra o leilão passará pelos ministérios de Meio Ambiente, Justiça, Minas e Energia e Desenvolvimento, além do Congresso e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O protesto será realizado por integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) de diversos estados, líderes do Parque Indígena do Xingu, além de ribeirinhos e índios da região de Altamira (PA). Eles exigirão o cancelamento da licença prévia e do leilão. Além do deferimento das duas ações do Ministério Público Federal, no Pará, ajuizadas na última quinta-feira - apontando inconstitucionalidade no processo de licenciamento.

Com custo estimado em mais de R$ 19 bilhões, Belo Monte será a maior usina 100% nacional brasileira e terceira maior do mundo. O prazo para inscrição dos consórcios termina quarta-feira.

Por enquanto, está prevista a participação apenas do grupo da Andrade Gutierrez. É possível que um novo consórcio, liderado por Queiroz Galvão e grupo Bertin, entre na disputa

O Globo, 12/04/2010, Economia, p. 20
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.