De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

União recorre ao TRF para manter leilão

16/04/2010

Fonte: O Globo, Economia, p. 25



União recorre ao TRF para manter leilão

Carolina Brígido e Gustavo Paul

A Advocacia Geral da União (AGU) recorreu ontem ao Tribunal Regional Federal (TRF) da 1° Região, em Brasília, da decisão da Justiça Federal do Pará de suspender o leilão da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu. Segundo o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, a obra é uma das principais do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e sua interrupção acarretaria um prejuízo muito grande ao país.

- Reforçamos a grave lesão que essa decisão gera para um projeto nacional, que é o PAC.

Adams contestou a afirmação do MPF de que a usina afetaria áreas indígenas na região da Volta Grande do Xingu.

- O rio vem de uma área indígena, mas a usina não está nela. Até porque todo rio de hidrelétrica passa, em algum momento, por área indígena.

No início da noite, advogados da União conversaram com o presidente do TRF, Jirair Aram Meguerian. A AGU esperava uma solução para ontem à noite, mas o tribunal informou que não haveria decisão. No caso de derrota, o advogado-geral afirma que recorrerá ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Adams acredita, porém, na possibilidade de manutenção do leilão para 20 de abril.

- O presidente do TRF conhece a questão, acredito que ele estará atento à urgência do tema- afirmou Adams.

A estratégia foi entrar com um pedido de suspensão de segurança a Meguerian, já familiarizado com os detalhes do empreendimento. Nos últimos meses ele suspendeu duas liminares da Justiça de Altamira (PA) contra a usina.

O governo do Pará vai entrar junto com a União no esforço legal para suspender a liminar. A governadora Ana Júlia Carepa (PT) afirmou ontem que a decisão judicial é contrária aos interesses do Pará. Para ela, a industrialização paraense depende da oferta de energia gerada por Belo Monte.

- A licença ambiental foi dada de forma cuidadosa e dentro das regras, mas todos respeitamos as decisões da Justiça. É interesse da população do Pará sair da pobreza, e a construção da usina é uma forma de tirar milhões da miséria na região amazônica.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse que acatará a decisão da Justiça Federal que determinou que o Ibama suspenda o licenciamento prévio da obra de Belo Monte.

- Decisão de justiça cumpre-se. A AGU, os procuradores do ministério e do Ibama estão mobilizados para apresentar nossos argumentos à Justiça e cassar a liminar.

O Globo, 16/04/2010, Economia, p. 25
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.