De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Campo Grande terá seminário com um dos mais importantes pesquisadores da América Latina

04/05/2010

Fonte: Ava Marandu - http://www.pontaodeculturaguaicuru.org.br/avamarandu/



Nascido em Mallorca (Espanha), Bartomeu Meilá chegou ao Paraguai em 1954 e desde então tornou-se um dos mais importantes pesquisadores dos povos Guarani. Além de etno-historiador e linguista, Meliá foi presidente do Centro de Estudos de Antropologia da Universidade Católica de Assunção (Paraguai).

No dia 10 de maio, Meliá vai discutir na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) o tema: "Guarani sem fronteiras: território, cultura e identidade." A atividade integra o projeto Ava Marandu e faz parte do Seminário Cultura e Direitos Humanos dos Povos Guarani.

Também está confirmada a presença do professor indígena, pedagogo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Assistente Técnico de Ensino da Fundação Nacional do Índio (Dourados, MS), João Machado. O mediador do seminário será o professor e pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas - NEPPI, Neimar Machado de Souza. O evento acontece às 19h, no Anfiteatro do Bloco A da UCDB.

Contexto

O mapa atual do Guarani mostra que as 510 comunidades desse povo existentes na Argentina, Brasil e Paraguai são separadas por fronteiras que não correspondem a cultura ou a maneira de ser dos Guarani.

Há menos de 50 anos, a ecologia da região definia um mundo Guarani com características próprias. No entanto, a nova colonização da região e as políticas nacionais dos três países, com diferenças notáveis em suas idéias e implementação de programas, provocam mudanças estruturais nos Povos Guarani. Isto é especialmente visível no campo da economia, da língua e da educação e gestão do território. A noção de Tekoha permanece, mas a sua realidade não é aceita, desejada e é ameaçada de diversas maneiras.

http://www.pontaodeculturaguaicuru.org.br/avamarandu/noticia.php?not_id=58
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.