De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Depois de entregar carta, comissão participa de reunião na 6ª Câmara

26/06/2003

Autor: (Marina Simon)

Fonte: Site da Funai



Uma comissão, formada por 10 índios universitários Terena, veio à Brasília para entregar uma carta ao Ministro da Educação com uma série de reivindicações referentes à educação indígena.

No dia 24 de junho, a comissão, representando mais de 150 acadêmicos indígenas do estado do Mato Grosso do Sul, entregou a carta ao chefe de gabinete do Ministro. Na ocasião, segundo um dos membros da Comissão, Newton Galache, foi discutida uma possível transferência dos índios de universidades particulares para universidades federais, pois a maioria deles não tem acesso ao ensino superior gratuito.

Ontem (25), a comissão participou de uma reunião na Procuradoria Geral da República. Uma das principais reclamações foi a falta de prioridade dada ao ensino fundamental indígena. Para tanto, os índios pediram também a colaboração do Ministério da Justiça, dos Municípios, além do Ministério da Educação.

A questão do convênio entre Funai e universidades particulares também foi muito discutida. A sugestão é de que a Funai possa fazer convênios favorecendo um maior acesso dos indígenas às instituições de ensino superior.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.