De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Natureza morta

12/11/1998

Autor: Newton Araújo Jr

Fonte: Correio Braziliense (DF)



Documentos anexos


A área de exploração de areia saibrosa em torno de um Condomínio no Distrito Federal apresenta solo esburacado, rochas, areias, poças de água e falta de vegetação. Esse condomínio e seus arredores apresentam muitos crimes ambientais punidos, mas em eterna pendência jurídica, adiando o castigo dos criminosos. A maior parte dos condomínios irregulares começa com a grilagem de terras públicas ou privadas. Os crimes ambientais mais comuns do DF são: desmatamentos, mineração clandestina e poluição sonora.

Como agredir a terra sem fazer força
Um antigo condomínio na Celândia começou a ser habitado com a venda ilegal dos seus lotes (o terreno pertencia ao Incra). O lugar está dentro da APA do Rio Descoberto, perto da Barragem do Descoberto, que abastece quase 80% do DF. Por lei, nessas áreas só é possível qualquer tipo de instalação habitacional após detalhado EIA. A região apresenta diversas nascentes na região e o lençol freático está apenas a 1,5 m do solo superficial.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.