De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Caingangue ameniza bloqueio

02/07/2003

Fonte: Correio do Povo-Porto Alegre-RS



O procurador da República que foi deslocado ontem de Passo Fundo, Alexandre Schneider, conseguiu abrir um canal de diálogo com as lideranças dos 150 índios caingangues acampados a 3 quilômetros do centro de Faxinalzinho desde março de 2002. O procurador também se reuniu com as lideranças da Reserva de Votouro. Das duas reuniões saiu a primeira solução para o impasse, mas que ainda não atende totalmente ao que o prefeito e os habitantes de Faxinalzinho querem. Os índios se comprometeram a permitir, a partir de hoje, a passagem do transporte escolar e de ambulâncias.
Os caingangues mantêm trancadas com pedras, paus e troncos de árvores a estrada vicinal de Faxinalzinho a Erval Grande e a RS 287, entre Faxinalzinho'São Valentim, desde sábado. O procurador deve ir hoje ao encontro da Funai, em Passo Fundo. Segundo o prefeito Ivori Sartori, o procurador pedirá que representante da Funai venha à cidade e ajude a sensibilizar os índios para que reabram as estradas. 'Do contrário, nós vamos entrar com uma liminar na Justiça em São Valentim e pedir a liberação', afirmou.

O prefeito Ivo Sartori alega que todo o município está tendo prejuízos com o bloqueio das estradas. Em Faxinalzinho, o clima ontem se mostrava mais calmo. Desde sábado o ambiente era tenso, quando um índio foi morto a facadas na saída de um baile e houve várias brigas entre indígenas e brancos. Os desvios estão sendo feitos por Nonoai, pela localidade de Goio-En, em Erval Grande, e pela RST 480, aumentando em 60km o trajeto até Erechim.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.