De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Alter do Chão é cenário cinematográfico para gravações de Tainá III

09/06/2010

Fonte: Agência Pará de Notícias - http://www.agenciapara.com.br




A vila balneária de Alter-do-Chão será cenário para as gravações da terceira parte do filme "Tainá". Há quatro semanas a equipe de produção do longa-metragem está hospedada no hotel Belo Alter, fazendo os primeiros ensaios com elenco principal do filme. A produção recebe o apoio do governo do Estado e está orçada em mais de R$10 milhões.

O diretor de elenco, Cláudio Barros informa que o filme vai gerar emprego e renda na região. "Aproveitamos muita mão-de-obra local. Toda a figuração do filme é de Santarém e Alter-do-Chão, os assistentes de produção são daqui e a construção dos cenários é feita por pessoas da vila", ressalta.

As filmagens devem se estender até o fim de agosto. Cerca de 70% do filme serão gravados em Alter-do-Chão. Cláudio Barros reconhece que ficou encantado ao conhecer o lugar. "Escolhemos a vila, sem dúvida, pela beleza. Tivemos muita dificuldade de encontrar uma água que fosse apropriada para as filmagens, translúcida, calma, que transmitisse a ideia de floresta encantada. Durante a visita que fiz a Alter-do-Chão em busca de elenco, conheci os lagos e florestas e liguei para a produção daqui mesmo. Foi assim que elegemos nosso principal cenário", conta.

Os cenários estão sendo construídos há dois meses e as filmagens começam em 1 de julho. Mais de 100 pessoas estarão envolvidas na produção de "Tainá III". O filme tem ainda personagens de apoio e a participação de artistas paraenses. A estudante de educação física Mayara Bentes, a assistente de preparação de elenco Michele Campos e a responsável pelo figurino indígena e maquiagem Sonia Pena fazem parte da equipe.

O filme é uma produção da Sincrocine Produções Cinematográficas que tem direção de Rosane Svartam, referenciada pelo trabalho feito durante anos no programa "Casseta e Planeta", da Rede Globo. "Tainá III" será lançado em janeiro de 2011.

História - A indiazinha Tainá, o menino índio Gobi e Laurinha, a garota da cidade grande, vivem uma história de aventuras na floresta e despertam um verdadeiro sentimento de amizade, vencendo os obstáculos culturais e transmitindo a mensagem de que é possível o ser humano superar as diferenças e viver em harmonia.

A atriz que representa Tainá, Wiranu Tembé, 5, é da aldeia Teko-Haw, distante cinco horas de Paragominas, que fica no nordeste do Pará. Ela foi selecionada entre 3,7 mil crianças que foram fotografadas durante mais de dois anos em 82 cidades. Também no elenco do filme estão os atores Nuno Leal Maia e Paulo Gracindo Júnior.

Em virtude do apoio que o governo do Estado ofereceu à Sincrocine, responsável por "Tainá", após a conclusão da terceira edição da série o Pará vai participar da continuidade do projeto, que prevê o uso dos filmes como ferramenta pedagógica em escolas estaduais.

Secom/ Santarém

http://www.agenciapara.com.br/exibe_noticias_new.asp?id_ver=64613
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.