De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Empresa se diz "surpresa" com ocupação de índios

26/07/2010

Fonte: Agência Estado - http://www.estadao.com.br/



RIO - A empresa Energética Águas da Pedra (EAPSA), responsável pela construção da Usina Hidrelétrica Dardanelos, afirmou, em nota, estar "surpresa" com a ocupação do canteiro de obras por representantes de diferentes comunidades indígenas. Lideradas pelas etnias Arara e Cinta-Larga, os índios tomaram no domingo, 25, ao menos 250 funcionários reféns, mas depois os trocaram por engenheiros e gerentes de setor que se ofereceram para ficar no lugar dos trabalhadores braçais da obra localizada no Rio Aripuanã, em Mato Grosso.

De acordo com o comunicado, 250 trabalhadores da obra foram trocados por outros três reféns - a Polícia Militar (PM) fala em cinco empregados - da empresa e a entrega de uma carta assinada pelas lideranças indígenas endereçada à Fundação Nacional do Índio (Funai), na qual pedem reunião em até três dias com a empresa e representantes de diversos órgãos do governo federal, como Casa Civil e Ministério de Minas e Energia, e o Ministério Público Federal (MPF). Eles ameaçam causar danos aos imóveis da usina se suas reivindicações de "de compensação ambiental" não forem atendidas.

"A direção da Energética Águas da Pedra vem a público manifestar sua total surpresa com a invasão do canteiro de obras da usina de Dardanelos, visto que a hidrelétrica não tem impactos diretos sobre as comunidades indígenas, pois está distante das respectivas comunidades 42 km, no caso a etnia Arara, e 80 km, da etnia Cinta-Larga", afirma o texto.
"A empresa assegura que a usina não está sendo construída em área indígena ou sobre antigos cemitérios indígenas, o que pode ser comprovado nos levantamentos arqueológicos." De acordo com a empresa, a construção da usina está em fase de conclusão e a geradora já possui duas unidades prontas para início de operação comercial.

http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,empresa-se-diz-surpresa-com-ocupacao-de-indios,586180,0.htm
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.