De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Reféns detidos por indígenas no Mato Grosso já foram liberados

25/07/2010

Fonte: Funai - http://www.funai.gov.br/





Os reféns da hidrelétrica Dardanelos, no munícipio de Aripuanã em Mato Grosso (MT), foram liberados na noite de domingo (25), por volta das 19h. A informação foi passada pelo coordenador regional da Funai, Antônio Carlos Ferreira, que está no local.

O coordenador garante que no momento estão na hidrelétrica cozinheiras e funcionários responsáveis pela manutenção do local. Ferreira diz ainda que o clima está tranquilo e que os funcionários podem entrar e sair a hora que quiserem.

Uma equipe da Funai de técnicos embarcou no domingo para Mato Grosso (MT) e seguiu nesta segunda-feira, para o município da Aripuanã. Por volta das 15h30, os técnicos iriam se reunir com empreendedores, representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e da Secretaria de Meio Ambiente do Estado, conforme solicitação dos índios.

A empresa responsável pelo empreendimento não entregou Plano Básico Ambiental (PBA), que apresenta as compensações ou ações mitigadoras referentes ao impacto social causado pela construção da hidrelétrica. No dia 2 de junho, membros do Ministério de Minas e Energia, a Funai, a Advocacia Geral da União e o representantes do empreendimento participaram de reunião onde ficou definido que o documento seria entregue no dia 22 de julho, o que não ocorreu.

O fato dos índios não saberem as compensações ou ações de mitigação causou revolta e ocasionou a ocupação da hidrelétrica.

http://www.funai.gov.br/ultimas/noticias/2_semestre_2010/julho/un2010_11.html
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.