De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Índios querem a permanência de coordenadora da Funai

28/07/2010

Autor: Henrique de Matos

Fonte: Diário MS - http://www.diarioms.com.br



Lideranças indígenas das aldeias Bororó e Jaguapiru, em Dourados, estão defendendo a permanência da antropóloga Maria de Fátima Rosa Vilarinho no cargo de coordenadora regional da Funai (Fundação Nacional do Índio).

Maria de Fátima, que até o ano passado exercia a função de chefe do Serviço de Administração do órgão, assumiu o comando da Funai em janeiro passado, substituindo Margarida de Fátima Nicoletti. Margarida deixou a coordenação regional do órgão após protestos e pressão por parte de lideranças indígenas de todo Conesul do Estado, contrárias ao modelo de gerenciamento que adotado na época.

Informações apuradas pelo Diário MS dão conta que a Funai deve ter uma nova coordenadora em Dourados. O nome mais cotado para assumir o cargo é o da professora de licenciatura indígena da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Maria Aparecida Mendes de Oliveira. A nomeação da professora é aguardada para os próximos dias.

Neste caso, Maria de Fátima, que é servidora de carreira da Funai, retornaria para o setor administrativo da coordenação regional do órgão. No entanto, algumas lideranças defendem a permanência da antropóloga no cargo, alegando que o modelo de gestão implementado pela atual coordenadora tem surtido efeitos positivos nas aldeias locais.

A atual coordenadora da Funai foi procurada pelo reportagem para se posicionar sobre o assunto. No entanto, servidores locais informaram que Maria de Fátima estava ontem em Amambai, onde participava de uma Aty Guassu (Grande reunião). A professora Maria Aparecida Mendes de Oliveira também foi procurada pelo Diário MS. Entretanto, não atendeu as diversas tentativas de ligação telefônica.

http://www.diarioms.com.br/leitura.php?can_id=21&id=120193
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.