De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Advocacia-Geral assegura permanência de índios em área rural do município de Cocalinho (MT)

04/08/2010

Autor: Thiago Calixto/Rafael Braga

Fonte: AGU - http://www.agu.gov.br/



A Advocacia-Geral da União (AGU) evitou, na Justiça, o cumprimento de ordem de reintegração de posse na Fazenda Remanso, localizada no município de Cocalinho (MT), onde cerca de 95 índios estão vivendo.

O proprietário acionou a Justiça após sua propriedade ser ocupada pela tribo de Xavantes. Alegou que a invasão comprometeu as atividades desenvolvidas no imóvel, além de ter seus funcionários ameaçados pelos próprios índios.

Contudo, a Procuradoria Federal no Estado do Mato Grosso (PF/MT), a Procuradoria Federal Especializada junto à Fundação Nacional do Índio (PFE/Funai) e a Procuradoria da União no Estado do Mato Grosso (PU/MT) rebateram esses argumentos.

De acordo com as procuradorias, o imóvel é objeto de estudo sobre delimitações territoriais já que na região onde está localizada a reserva indígena Pimentel Barbosa. Na localidade, encontram-se sítios arqueológicos de povos indígenas e são desenvolvidas atividades de sub-existência pela comunidade Xavante, como o plantio de culturas.

Sobre o suposto prejuízo às atividades econômicas e sociais do local, os procuradores afirmaram que em momento algum os índios ameaçaram ou impediram o livre e completo exercício dos direitos do fazendeiro, tão pouco de seus funcionários. Além disso, conforme espontâneo depoimento da parte autora, a criação de 1.094 cabeças de gado na fazenda iniciou-se após a entrada dos índios.

O juízo da Seção Judiciária do Estado do Mato Grosso acolheu plenamente os argumentos da AGU, indeferindo o pedido de liminar e mantendo a ocupação dos índios.

A PF/MT e a PFE/Funai são unidades da Procuradoria-Geral Federal (PGF), a PU/MT é unidade da Procuradoria-Geral da União (PGU), órgãos da AGU.

Ref.: Ação de Reintegração de Posse n 11065-42.2010.4.01.3600 - Seção Judiciária do Estado do Mato Grosso

Thiago Calixto/Rafael Braga

http://www.agu.gov.br/sistemas/site/TemplateTexto.aspx?idConteudo=148185&id_site=3
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.