De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Polícia Federal investiga existência de milícia indígena no Amazonas

10/08/2010

Fonte: R7 - http://noticias.r7.com



Grupo formado por cerca de cem índios diz combater a violência nas aldeias

A Polícia Federal investiga um grupo de índios suspeito de formar uma organização paramilitar no interior do Amazonas. Os integrantes adotaram o nome de "polícia indígena" e dizem combater a violência nas aldeias. A PF, no entanto, considera a organização perigosa e investiga crimes atribuídos à milícia.

Na entrada da aldeia em tabatinga, no interior do amazonas, índios fardados revistam todos os veículos. A ordem é barrar bebidas alcoólicas e drogas, produtos que são associados ao aumento da violência nas tribos.

O coordenador do grupo, Elias Ferreira, alega que a Polícia Federal não controla a questão.

- A Polícia Federal diz que a venda de bebida alcoólica não é nada com eles. A violência também não é questão deles.

A "polícia indígena" foi criada há dois anos. Ela é formada por mais de cem soldados que carregam cassetetes e algemas. A maioria deles são ex-recrutas do exército.

Além da lei seca, o grupo submete a aldeia a um toque de recolher. O cacique Mestâncio Alexandre diz que as pessoas podem ficar na rua até as 21h30.

Quem desrespeita as regras do grupo é obrigado a passar uma noite dentro de uma cela. Também fica preso no local o suspeito de algum crime mais grave, até que a polícia da cidade seja comunicada.

A Polícia Federal diz ter recebido denúncias de agressão, invasão de domicílio, cárcere privado e dois homicídios. Para o delegado superintendente do amazonas, Sérgio Fontes, a polícia indígena é uma milícia, ou seja, uma força ilegal e paramilitar.

- Se você olhar a gênese das milícias no Rio de Janeiro, elas são assim também. No começo, elas nasceram com uma certa aprovação da sociedade, e depois elas perderam o controle. Quem é que vai evitar que um deles se exceda num castigo corporal e mate alguém? Quem é que vai proteger os indígenas dos próprios indígenas?

Por meio de nota, o Ministério Público Federal disse que apoia a polícia indígena, mas é contra o uso de armas e punições. A procuradora da República Gisele Dias Blege afirma que índios que cometerem abusos devem responder pelos crimes.

Vídeo:http://noticias.r7.com/videos/forca-policial-indigena-atua-em-tribos-do-amazonas/idmedia/fb5869de29c615e7ee9a6535c4df960a.html

http://noticias.r7.com/rio-e-cidades/noticias/policia-federal-investiga-existencia-de-milicia-indigena-no-amazonas-20100810.html
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.