De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Lideranças indígenas do sul discutem criação de Organização Indígena Regional

14/08/2003

Fonte: Coiab-Manaus-AM



Trinta lideranças, coordenadores de associações e caciques dos povos indígenas do sul do Brasil, discutem a criação de uma Organização Indígena na região, que aglutine organizações já existentes, dos povos Kaingang, Guarani, Xokleng e Xetá. Os líderes justificam a proposta a partir de uma avaliação das limitações e dificuldades de articulação entre si, circulação de informações, assessoramento para gestão e planejamento, e atuação e representação política a nível nacional. "Diante do novo contexto político nacional, há uma necessidade crescente de fortalecer as organizações indígenas e ter uma maior articulação na defesa dos nossos interesses", argumentam.

Para objetivar o anseio, as lideranças planejam realizar, no mês de dezembro próximo, o "I Encontro de lideranças indígenas representativas do Sul do Brasil", onde pretendem discutir a conjuntura política e a situação da questão indígena em nível local, regional e nacional, e definir prioridades, metas e estratégias do movimento, particularmente a criação de uma Organização Indígena do Sul, "com maior força política, que articule e coordene as organizações e associações já existentes, oferecendo suporte para as discussões e ações das bases do movimento indígena na região".

A decisão saiu de uma reunião realizada na noite do dia 29 de julho último, na cidade de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, na qual participava o tesoureiro da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Genival Mayoruna, por ocasião da "Oficina da região sul sobre segurança alimentar e desenvolvimento sustentável dos povos indígenas", promovida pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário, no período de 28 de julho a 01 de agosto. As lideranças solicitaram do líder da Coiab apoio para conseguir ajuda financeira para a realização do I Encontro. Genival havia relatado as experiências de luta do movimento indígena na Amazônia e a trajetória da Coiab, chamando para a necessidade dos povos e organizações indígenas do Brasil se articularem melhor em nível nacional.

Participam no processo de articulação dos povos indígenas do Sul o Conselho de Caciques, o Movimento de Mulheres Indígenas e as seguintes associações: Associação dos Universitários Indígenas Kaingang e Guarani (AUIKG/SC), Associação dos Professores Indígenas do Paraná (Apiep) e Movimento de Resistência Indígena (MRI/RS).
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.