De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Destruição

31/08/2010

Autor: Lilian Grasiela

Fonte: Jc net - http://www.jcnet.com.br/




Avaí - Um incêndio de grandes proporções atingiu ontem aproximadamente 100 alqueires de duas aldeias indígenas da reserva de Araribá, em Avaí (39 quilômetros de Bauru). Os índios tiveram muita dificuldade em controlar o fogo, que chegou a formar uma espécie de barreira. Segundo a prefeitura, um caminhão-pipa do Horto Florestal foi enviado ao local para ajudar no combate às chamas. A área turística da reserva não foi atingida, mas vários animais acabaram morrendo.

O cacique Claudino Marcolino, da aldeia Nimuendaju, explica que o fogo teria começado por volta das 8h, em uma "venda" localizada no limite entre sua aldeia e a de Ekeruá. O fogo teria se alastrado rapidamente e queimado cerca de 100 alqueires de área de pastagem e mata nativa. Segundo ele, um centro cultural existente no local foi poupado pelas chamas, que chegaram a atingir a rede de energia e transformadores, deixando parte da aldeia sem energia elétrica.

De acordo com o cacique, durante todo o dia, moradores da reserva ajudaram a combater o fogo com a ajuda de galhos e máquinas. "Está chegando perto das casas", afirmou, preocupado. Nem os tocos de madeira que sustentavam uma cerca às margens de uma estrada de terra resistiram à força das chamas. No fim da tarde, o vento forte ajudou a espalhar o fogo, aumentando a preocupação de Marcolino. "A gente cuida tanto da mata para preservar", lamentou.

O assessor jurídico da prefeitura de Avaí, José Camilo dos Santos Neto, ressalta que nenhuma moradia foi atingida pelo incêndio. A área turística, que inclui quiosques e trilhas, também foi preservada. De acordo com o assessor, animais, como quatis, gambás e tamanduás, acabaram não resistindo ao fogo. Outros, como uma jaguatirica e uma onça parda, tiveram tempo para buscar abrigo. Funcionários do município foram enviados ao local para ajudar a apagar o fogo.

A aldeia Nimuendaju, de etnia guarani, tem cerca de 25 famílias. Já a aldeia Ekeruá, de etnia terena, abriga em torno de 50 famílias. No local, havia rumores de que o incêndio teria sido criminoso. O Corpo de Bombeiros de Bauru chegou a ser comunicado, mas não encaminhou viatura ao local porque não havia nenhuma disponível em razão das várias ocorrências registradas ontem na cidade, sobretudo por causa do tempo seco.

http://www.jcnet.com.br/mostra_fotocapa.php?codigo=3247
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.