De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Caingangues prometem liberar as estradas

27/08/2003

Fonte: Correio do Povo-Porto Alegre-RS



O grupo de caingangues que bloqueou os acessos ao distrito de Votouro, em Faxinalzinho, provocando a suspensão de aulas da rede municipal de ensino e o acirramento das tensões na cidade nos últimos dias, com risco de conflito com moradores da região, se comprometeu a liberar imediatamente as estradas que levam à localidade. O acerto foi firmado ontem, em audiência na Vara Criminal da Justiça Federal de Passo Fundo, designada pela juíza substituta Paula Beck Bohn. Estiveram presentes à reunião representantes dos índios, Funai, prefeitura, Ministério Público Federal e Polícia Federal.
Também ficou marcada para dia 28 uma nova audiência, quando será discutido um acordo para a regulamentação do trabalho dos indígenas na região. Eles continuam reivindicando, ao mesmo tempo, a demarcação de terras no município.

No segundo dia consecutivo de mobilização para neutralizar qualquer ação dos índios, o acampamento de moradores de Faxinalzinho foi deslocado até ficar a cerca de 150 metros do acampamento dos indígenas, revelando o grau de exacerbação que o impasse alcançou. Apesar da proximidade e do número de populares envolvidos ter passado de 300 para 800, não ocorreu confronto. Novamente não houve aula na rede municipal, o comércio ficou de portas fechadas, a prefeitura não deu expediente e foram mantidas só as atividades essenciais.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.