De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Karapotós passam fome mas não deixam a sede da Funai

15/04/1992

Fonte: Gazeta de Alagoas (Maceió - AL)



Documentos anexos


As 39 famílias dos grupos karapotó, Kariri-Xokó e Xukuru-Kariri acampadas na sede da Funai em Alagoas já começam a apresentar sinais de doenças, principalmente nas crianças, resultantes das precárias condições em que estão instaladas. O cacique Itapó, karapotó, exige que a Funai tome providências, pois todo esforço é pela demarcação de suas terras. O cacique e outras lideranças, que participaram do Encontro de Lideranças Indígenas da Região Oeste e Nordeste discutindo o Estatuto do Índio, estão a caminho de Brasília paa reivindicar seus direitos. Os karapotó reivindicam 1.810 hectares de terras no município de São Sebastião, em Alagoas.
Segundo José Heleno, administrador-substituto regional da Funai em Alagoas o processo deve demorar em função da mudança ministerial. Além disso, a delimitação das terras, propriamente dita, levará tempo pois ainda deverá ser refeito o levantamento fundiário das terras destinadas à reserva indígena e a compra das terras para efeito de desapropriação requer recursos que ainda dependem de aprovação.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.