De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Funasa atende índios em parte e sede continua sendo ocupada

18/10/2010

Autor: Ronaldo Couto

Fonte: Olhar Direto - http://www.olhardireto.com.br/



A semana promete ser de negociação para convencer os índios xavantes a desocuparem o Distrito Sanitário Especial Indígena Xavante (Dsei Xavante) em Barra do Garças, tomado por 10 caciques de aldeias de Campinápolis e Barra do Garças, desde quinta-feira (14).

Os índios montaram uma pauta de reivindicação que foi encaminhada ao comando da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em Cuiabá pedindo medicamentos, viaturas, a substituição do administrador do Dsei Xavante, João Martins, e revisão do contrato da ONG Gangazumba, que está problema de 'caixa' e está devendo três folhas de pagamento.

A Funasa, através de sua assessoria, respondeu que os medicamentos solicitados são de manipulação e devem ser adquiridos em farmácia especializadas, e que um processo licitatório está em andamento mas depende de receitas médicas para sua execução.

Sobre as viaturas, a Funasa informou que existem sete veículos disponíveis em uso no distrito. E que três estão em manutenção e há previsão de recebimento de mais 10 veículos já adquiridos pela presidente do órgão em Brasília, com entrega prevista para os próximos dias.

A Funasa disse que o contrato de manutenção das viaturas da Core/MT está em tramitação um novo processo para manutenção das viaturas, uma vez que o processo anterior não foi aprovado pela Procuradoria Geral Federal (PGF).

A nova modalidade atenderá os Dsei, indistintamente. Sobre a nomeação de um novo chefe do Dsei Xavante, a Core/MT irá aguardar a assinatura do ato oficial da criação da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), prevista para o próximo dia 19 de outubro.

A nota emitida pela Funasa não se refere ao assunto Gangazumba, que é outro questionado pelos índios, pois enfermeiros, técnicos de saúde, dentistas e médicos estão sem ânimo para trabalhar porque estão há três meses sem receber. O distrito sanitário de Barra do Garças é um dos maiores de Mato Grosso com 5 mil índios. A maioria xavantes.

As lideranças de São Marcos e Parabubure, para apoiar o protesto e cobrar melhorias para a saúde indígena.

http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?noticia=Funasa_atende_indios_em_parte_e_sede_continua_sendo_ocupada&id=136510
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.