De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Lideranças Khraô visitam Embrapa em Brasília

02/10/2003

Fonte: Site da Funai



Para estreitar a parceria e renovar o convênio de cooperação com a Embrapa, os representantes das cinco associações Khraô visitam amanhã (02), durante todo o dia, as instalações e programas da Embrapa, em Brasília. Os Khraô, que estão na capital desde o início desta semana, quando se reuniram com o presidente da Funai, Mércio Pereira Gomes, vão visitar a Câmara de Sementes, Conservação "in vitro", Laboratório de Análise de Sementes, o herbário do Cenargen e a coleção de Amendoim. Conhecerão também o Parque Rural, situado na Estrada para Sobradinho e a vitrine Tecnológica da Embrapa.

No período da tarde, acompanhados do Administrador da Funai em Araguaína, João Batista Santos Filho e da representante da Coordenação de Estudos e Pesquisa (CGEP), Deuscreide Gonçalves Pereira, as lideranças Khraô conhecem a Embrapa Cerrado. No dia seguinte, concluem a visita e assinam a renovação dos termos do contrato, com prévia anuência. Esse contrato foi assinado pela primeira vez em 1995 e permitiu que a comunidade Khraô recuperasse as sementes de milho e criassem uma escola agrícola, além de terem um atendimento técnico permanente da Embrapa. Os Khraô tiveram imensos prejuízos culturais e de sobrevivência com a introdução da monocultura de arroz, no final da década de 60 e enfrentaram a desnutrição, com o abandono da diversidade de raízes. Com o convênio da Embrapa estão em pleno processo de resgate sócio-econômico e cultural de suas 18 aldeias.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.