De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Angra: projeto educacional em aldeia indígena no Bracuí é premiado

11/11/2010

Fonte: Diário do Vale (RJ) - http://diariodovale.uol.com.br/



O Projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA), desenvolvido pela Prefeitura de Angra na aldeia indígena do Bracuí, receberá a Medalha Paulo Freire. Concedida pelo Ministério da Educação, a premiação, é destinada às experiências de educação de jovens e adultos vinculadas à alfabetização, continuidade nos ensinos fundamental e médio, além de interface com o mercado de trabalho.

A entrega do prêmio está marcada para o dia 29 de novembro às 19h, durante a abertura da II Semana EJA, em Brasília (DF), com presença confirmada da secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Luciane Rabha. O prefeito Tuca Jordão ainda não confirmou a agenda.

O projeto - A iniciativa da Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, já formou duas turmas, uma em 2004-2007, com 15 participantes e a segunda em 2007-2010 atende atualmente 20 alunos. O objetivo do projeto EJA Guarani é proporcionar a formação em Ensino Fundamental aos agentes de saúde e de saneamento, além de professores, que pertencem às aldeias guarani Sapukai (em Angra), Itaxim, Araponga, Mamanguá e Rio Pequeno (em Paraty).

Os fatores considerados pelo Ministério da Educação foram a interculturalidade, ou seja, o diálogo com a cultura Guarani; e o caráter interinstitucional, pelas parcerias com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Universidade Federal Fluminense e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), além das associações representantes das aldeias guarani.


http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,31175.html#axzz1Cp0PCl7G
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.