De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Índios patrulham terras com flechas envenenadas

29/10/2003

Fonte: Estadão do Norte-Porto Velho-RO



Um contingente de 200 índios da tribo Cinta-Larga, pintados e armados com flechas envenenadas, permanece de prontidão nas barreiras da terra indígena Roosevelt - nas imediações do município de Cacoal para impedir a invasão de garimpeiros. A informação foi dada pelo sub-coordenador do Grupo Tarefa (GT), Orlando Castro Silveira. Ele disse que a fiscalização da área está sendo feita em conjunto com funcionários da a Fundação Nacional do Índio - Funai, que está dando apoio aos indígenas que estão tentando evitar a exploração de diamantes que vinha sendo feita por garimpeiros de forma clandestina.
Segundo Orlando, além dos 200 guerreiros, um contigente de 50 a 80 índios estão fazendo a fiscalização interna da Roosevelt. Por se tratar de uma área extensa (cerca de 400 mil hectares), o que dificulta uma ação mais efetiva, o objetivo da operação no interior da reserva indígena é evitar que os garimpeiros burlem a vigilância e explorem a mina de diamantes - como vinha acontecendo nos últimos dois anos.
"Se algum garimpeiro for flagrado dentro da reserva do Roosevelt, vai sofrer castigo dentro do ritual dos Cinta-Larga", advertiu Orlando, exemplificando que, dentre outros, uma das penas é passar mel no corpo do invasor e amarrá-lo ao pé de um formigueiro.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.