De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Inácio Arruda anuncia cumprimento de exigências para instalação de refinaria no Ceará

07/06/2011

Fonte: Agência Senado - http://www.senado.gov.br



O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) anunciou em Plenário, nesta terça-feira (7), o atendimento, pelo governo do Ceará, de exigências feitas pela Petrobras para a instalação de refinaria de petróleo em Caucáia, próximo ao Porto de Pecém.

O parlamentar informou que foram resolvidas pendências com os índios da nação Anacé, que reivindicam a posse da área de construção da futura refinaria, bem como foram também acertados detalhes da desapropriação de outros proprietários de terras no local.

De acordo com Inácio Arruda, a construção da nova refinaria no Ceará deverá "mudar toda a face da economia do estado", devido a atração de novos empreendimentos para a região.

- Vamos vender petróleo a partir do Ceará para o exterior e também poderemos abastecer o mercado interno. Mas, mais do que isso, a refinaria é um ponto de atração de outros grandes empreendimentos, em muitas áreas, que vão desde fornecedores até empresas que precisam de um pólo petroquímico próximo para poder existir - disse.

Grandes cidades

Inácio Arruda relatou ainda a sua participação na Cúpula C40 de Grandes Cidades, ocorrida em São Paulo na semana passada. Ele informou que os debates durante a conferência foram focados na gestão de resíduos sólidos, transportes, meio ambiente e energia.

Defesa Civil

O parlamentar também comentou a realização, pela Comissão Especial de Alterações no Sistema Nacional de Defesa Civil do Senado, de audiência pública em Florianópolis com o objetivo de discutir uma nova legislação visando a prevenção de catástrofes naturais. A reunião foi a primeira de uma série de cinco previstas - uma em cada região do país.


http://www.senado.gov.br/noticias/inacio-arruda-anuncia-cumprimento-de-exigencias-para-instalacao-de-refinaria-no-ceara.aspx?parametros=%C3%ADndios
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.