De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Área incendeia desde o domingo

06/09/2011

Autor: Dafne Spolti

Fonte: Diário de Cuiabá - http://www.diariodecuiaba.com.br/



A Terra Indígena Enauenê Nawê está passando por um incêndio desde o último domingo. Das 15 casas tradicionais (de palha), sete foram destruídas. Na aldeia Enawenê Nawê vivem cerca de 600 pessoas. Ainda não se sabe se alguém sofreu ferimentos com o incêndio. A Terra Indígena fica entre os municípios de Juína, Sapezal e Comodoro, no vale do Rio Juruena, noroeste de Mato Grosso.

Segundo o agente de Indigenismo da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Juína, Josué Vernal Salina, dois funcionários da Funai local foram até a aldeia ontem para verificar exatamente as condições daquele povo após o incêndio. A Defesa Civil do Estado também encaminhou pessoal para o local. Eles irão verificar a gravidade do incêndio e quais as necessidades da comunidade atingida.

Josué Vernal informou que a Funai de Brasília está a par do ocorrido. Foram enviados cobertores e alimentos para os enawenê nawê.

Segundo Cendi Ribas Berni, coordenador estadual do Cetro Nacional de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Prevfogo), o local com maior número de incêndios em agosto foi Vale do Araguaia, que inclui as cidades de Confresa, Cocalinho, São Félix do Araguaia, Juciara e Nova Nazaré. É a região com previsão mais distante de chuvas, para dezembro ou apenas janeiro de 2012. Ele disse que houve mais de 40 combates só neste mês na região.

Outra área que "ainda preocupa" é o médio norte do Estado, por ser local de muito desmatamento e grande quantia de vegetal que, depois é queimado para que a terra seja utilizada em atividades agropecuárias. Segundo Cendi, nesta época do ano, todos os incêndios do cerrado são iniciados por interferência humana. Apenas no período de chuva pode acontecer naturalmente por conta das descargas elétricas.


http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=398506
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.