De Pueblos Indígenas en Brasil
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Educadores indígenas participam de formação para implantar regimento escolar
05/09/2011
Fonte: Folha BV - http://www.folhabv.com.br/
Educadores que atuam nas 12 comunidades indígenas atendidas pela Prefeitura de Boa Vista e tuxauas participam nesta sexta-feira (9) de uma formação para implantação do regimento interno escolar indígena.
Ao todo, 48 educadores e tuxauas participam do encontro que será no auditório da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), Via das Flores, no. 1696, bairro Pricumã. A formação vai das 8h às 12h e das 14h às 18h.
O objetivo é que cada representante das escolas elabore o regimento interno, que é a lei maior da instituição. O regimento estabelece as normas internas e funciona como um instrumento de legalização da educação escolar.
A norma se baseia na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que define e regulariza o sistema de educação brasileiro, conforme estabelece os princípios da Constituição e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), levando em consideração as características da comunidade em que a escola está inserida.
A meta da Prefeitura é que todas as escolas da Educação Indígena tenham implantado o regimento interno com as metas e diretrizes para a execução da proposta pedagógica, do planejamento e plano de aula, incluindo o aprendizado da língua materna e dos costumes locais.
Por ter uma estrutura diferente das escolas de Boa Vista, as instituições indígenas necessitam que a elaboração da proposta tenha conteúdo escolhido pela própria comunidade e pelos professores, determinando metas e diretrizes a serem cumpridas durante os dias letivos de maneira igualitária.
Educação Indígena - Atualmente, a Prefeitura atende a 305 alunos em 12 unidades escolares: Truaru da Cabeceira, Serra da Moça, Ilha, Serra do Truaru, Morcego, Campo Alegre, Vista Alegre, Vista Nova, Darora, Milho, Lago Grande e Bom Jesus.
O Município oferece aulas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, além do 1" segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas comunidades Bom Jesus e Lago Grande.
LÍNGUA MATERNA - Para manter e perpetuar a cultura das comunidades, a Prefeitura de Boa Vista inseriu na grade curricular da Educação Indígena a disciplina de Língua Materna. A disciplina é ministrada diariamente em conjunto com as matérias do currículo tradicional, como Língua Portuguesa e Matemática.
Os alunos são alfabetizados e letrados na língua por meio de situações do cotidiano, desenhos e resgate da história local. Na Educação Infantil e Ensino Fundamental as aulas duram uma hora e no EJA duas. Os alunos recebem a aula de Língua Materna de acordo com a língua original da comunidade em que moram. Atualmente, são ministradas aulas de Macuxi e Wapixana.
CONSTRUÇÃO DE ESCOLAS - A Prefeitura está construindo novas escolas nas comunidades indígenas Truarú da Cabeceira, Milho, Morcego, Vista Nova e na região rural do Passarão. A meta é garantir a universalização do acesso à educação infantil para todas as crianças de Boa Vista até 2016, conforme orientação do Governo Federal.
Em 2006, a Prefeitura atendia a 12 mil alunos. Atualmente o Município atende a 26 mil alunos e a previsão é que até o final do ano sejam atendidas 28 mil crianças nas 76 unidades educacionais. Isso representa crescimento de 135% em apenas cinco anos.
http://www.folhabv.com.br/noticia.php?id=115515
Ao todo, 48 educadores e tuxauas participam do encontro que será no auditório da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), Via das Flores, no. 1696, bairro Pricumã. A formação vai das 8h às 12h e das 14h às 18h.
O objetivo é que cada representante das escolas elabore o regimento interno, que é a lei maior da instituição. O regimento estabelece as normas internas e funciona como um instrumento de legalização da educação escolar.
A norma se baseia na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que define e regulariza o sistema de educação brasileiro, conforme estabelece os princípios da Constituição e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), levando em consideração as características da comunidade em que a escola está inserida.
A meta da Prefeitura é que todas as escolas da Educação Indígena tenham implantado o regimento interno com as metas e diretrizes para a execução da proposta pedagógica, do planejamento e plano de aula, incluindo o aprendizado da língua materna e dos costumes locais.
Por ter uma estrutura diferente das escolas de Boa Vista, as instituições indígenas necessitam que a elaboração da proposta tenha conteúdo escolhido pela própria comunidade e pelos professores, determinando metas e diretrizes a serem cumpridas durante os dias letivos de maneira igualitária.
Educação Indígena - Atualmente, a Prefeitura atende a 305 alunos em 12 unidades escolares: Truaru da Cabeceira, Serra da Moça, Ilha, Serra do Truaru, Morcego, Campo Alegre, Vista Alegre, Vista Nova, Darora, Milho, Lago Grande e Bom Jesus.
O Município oferece aulas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, além do 1" segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas comunidades Bom Jesus e Lago Grande.
LÍNGUA MATERNA - Para manter e perpetuar a cultura das comunidades, a Prefeitura de Boa Vista inseriu na grade curricular da Educação Indígena a disciplina de Língua Materna. A disciplina é ministrada diariamente em conjunto com as matérias do currículo tradicional, como Língua Portuguesa e Matemática.
Os alunos são alfabetizados e letrados na língua por meio de situações do cotidiano, desenhos e resgate da história local. Na Educação Infantil e Ensino Fundamental as aulas duram uma hora e no EJA duas. Os alunos recebem a aula de Língua Materna de acordo com a língua original da comunidade em que moram. Atualmente, são ministradas aulas de Macuxi e Wapixana.
CONSTRUÇÃO DE ESCOLAS - A Prefeitura está construindo novas escolas nas comunidades indígenas Truarú da Cabeceira, Milho, Morcego, Vista Nova e na região rural do Passarão. A meta é garantir a universalização do acesso à educação infantil para todas as crianças de Boa Vista até 2016, conforme orientação do Governo Federal.
Em 2006, a Prefeitura atendia a 12 mil alunos. Atualmente o Município atende a 26 mil alunos e a previsão é que até o final do ano sejam atendidas 28 mil crianças nas 76 unidades educacionais. Isso representa crescimento de 135% em apenas cinco anos.
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