De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Índios sateré-mawé realizam ritual da tucandeira no 'Encontro dos Guerreiros'

24/11/2011

Fonte: A Crítica (AM) - http://acritica.uol.com.br



Durante quatro dias, garotos da etnia sateré-mawé participam do ritual de passagem que consiste em 19 sessões, ao longo da vida, de picada de tucandeira


A comunidade indígena Sahuapé, no município de Iranduba, promove a partir desta sexta-feira (25) a sua quinta edição do Encontro dos Guerreiros Sateré-Mawé, onde os meninos (a maioria adolescente) participam de um dos ritos de passagens mais surpreendentes da cultura indígena, o ritual da Tucandeira.

Durante quatro dias, um grupo novo de meninos participará do ritual, que consiste em colocar as mãos em uma luva com aproximadamente 100 formigas tucandeiras.

A picada da formiga, considerada extremamente dolorosa, representa o ingresso do menino na vida adulta. Ao longo da vida, são necessárias no mínimo 19 sessões da picada.

Chefiada pela matriarca e tuxaua Baku, a comunidade Sahuapé pretende com este encontro fortalecer a cultura sateré-mawé e dar uma oportunidade ao visitante e ao turista (o evento é aberto ao público, com pagamento de ingresso a R$ 20 para não indígenas) de conhecer a tradição.

O ingresso dá direito a bebidas típicas como tarubá e comidas peixe, macaxeira frita e cozida e frutas.

A organização do encontro é da Associação Indígena Sahu-Apé (Aisa), com apoio da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) e coordenação da tuxaua Baku. O ingresso custa R$ 20 por pessoa (não indígena), que dão direito a bebidas típicas como tarubá e comidas peixe, macaxeira frita e cozida e frutas.


http://acritica.uol.com.br/amazonia/Amazonia-Amazonas-Manaus-Indios-satere-mawe-tucandeira-encontro-guerreiros_0_596940473.html
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.