De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Nota sobre reunião com lideranças indígenas Tembé de Paragominas e Capitão Poço (PA)

17/05/2012

Fonte: Portal da Saúde - http://portal.saude.gov.br/



Cerca de 40 indígenas da etnia Tembé estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (17), em Belém, junto a Chefe do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Guamá-Tocantins, reivindicando melhorias no atendimento de atenção básica à população indígena da região.

As lideranças indígenas pontuaram sobre a situação de veículos para apoio aos pacientes nas aldeias; número incompleto de técnicos de enfermagem junto às Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI); falta de medicamentos da farmácia básica; reforma de Polos Base; e necessidade de intérprete na Casa de Saúde Indígena (CASAI).

Dentre as reivindicações, a Chefe do DSEI Guamá-Tocantins, Danielle Cavalcanti, atendeu e enumerou o que já está sendo efetivamente realizado:

- Os carros que estavam servindo às aldeias paralisaram há duas semanas para manutenção, mas os veículos que servem para o deslocamento de pacientes do Polo para os Hospitais e unidades de saúde estão em andamento. A Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), por meio do DSEI já disponibilizou imediatamente um veículo L-200 para servir as aldeias e, fará um processo de contratação emergencial, em até 15 dias, para a manutenção de veículos, com a finalidade de manter veículos à disposição para os trabalhos de apoio à saúde indígena.

- Sobre a falta de técnicos de enfermagem, a SESAI está em processo de repactuação com a conveniada, Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) responsável pela contratação dos profissionais. Atualmente o DSEI Guamá-Tocantins conta com 47 técnicos de enfermagem. A previsão é que com a repactuação outros profissionais cheguem para compor as EMSI.

- Sobre os recursos para medicamento especializado e da Farmácia Básica, a SESAI solicitou à empresa responsável que envie imediatamente os 23 itens que faltam da farmácia básica. Os medicamentos serão entregues ao Ministério da Saúde, em Brasília (DF), e o mesmo fará a distribuição para os DSEIs da região norte.

- Em relação às reformas dos Polos Base ficou acordado na reunião de hoje (17) a ida da equipe de Saneamento e Edificação Indígena do DSEI, em área indígena, para avaliação dos polos base e se necessário, a elaboração de projetos para a reforma.

- Foi autorizada a contratação imediata de um Agente de Saúde Indígena (AIS) para trabalhar como intérprete da CASAI Paragominas por meio da conveniada SPDM.

- Durante a reunião também foi apresentado para os indígenas que a chegada da nova Chefia do DSEI tem o objetivo de melhor atender a comunidade indígena e facilitar o acesso às ações de saúde nas aldeias. Segundo a Chefe do DSEI, foi acordado também uma reunião junto ao secretário municipal de saúde de Paragominas para verificar a pactuação e aumento dos procedimentos de média e alta complexidade.



http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idtxt=40130
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.