De Pueblos Indígenas en Brasil

News

MPF/PE obtém decisão judicial favorável a índios Atikum

25/09/2012

Fonte: MPF/PE - http://noticias.pgr.mpf.gov.br/



Justiça Federal determinou a adoção de providências, pela Funai, para retirada de posseiros da terra indígena


O Ministério Público Federal (MPF) em Serra Talhada/Salgueiro (PE) obteve, na Justiça Federal, decisão que obriga a Fundação Nacional do Índio (Funai) a adotar as medidas necessárias à completa retirada dos não-índios que vivem na terra indígena Atikum, situada em Carnaubeira da Penha, no sertão pernambucano, a 425 Km do Recife. O caso está sob responsabilidade da procuradora da República Sílvia Pontes Lopes.

De acordo com a sentença, a Justiça Federal entendeu que, embora o processo de desocupação seja complexo, a demora estatal em efetivamente resolver a questão tem gerado prejuízo à comunidade indígena, que tem direito a uma área totalmente livre de não-índios. Foi estabelecido o prazo de um ano para que o órgão federal providencie a total desocupação da terra, sob pena de multa a ser fixada. A Funai ainda pode recorrer da decisão.


Demarcada há 15 anos - A terra indígena Atikum foi demarcada e homologada, em 1996, por meio de decreto que delimitou a área em 16.290 hectares. Levantamento feito pela Funai identificou a presença de não-índios, que precisariam ser reassentados em outro local, por meio de projeto de reforma agrária.

Mais de 15 anos depois, o MPF constatou que não houve a regularização fundiária da área indígena. Conforme consta da ação, mesmo com a demarcação física da terra Atikum, "é de ressaltar que esse povo indígena ainda não pode usufruir plenamente de seu território, posto que a ocupação dessa terra por não-índios interfere na sua cultura, tradições e modo de vida".

Processo n.o 0000152-69.2012.4.05.8304 - 20ª Vara Federal em Pernambuco



http://noticias.pgr.mpf.gov.br/noticias/noticias-do-site/copy_of_indios-e-minorias/mpf-pe-obtem-decisao-judicial-favoravel-a-indios-atikum
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source