De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Globo Rural mostrará feira indígena para troca de sementes e mudas

19/10/2012

Fonte: G1 - http://g1.globo.com



Aproximadamente 15 tribos participam de encontro no sul do Pará.
Programa também vai apresentar receita que usa o 'coração' da banana.


Neste domingo (21), o "Globo Rural" apresenta uma reportagem de Ivaci Matias sobre a feira organizada pelos índios caiapós em sua reserva, no município de São Félix do Xingu, sul do Pará. Aproximadamente 15 tribos diferentes participam desse encontro para trocar mudas e sementes. Os índios aproveitam a ocasião para promover debates e discussões sobre os problemas enfrentados no dia a dia e para exibir suas artes e danças em uma grande festa.

O programa também exibe a visita de Nélson Araújo à cidade de Itabirito, em Minas Gerais, para mostrar uma receita que utiliza o coração da banana. A cozinheira Deusa explica como se extrai essa parte da bananeira e os cuidados que devem ser tomados para poder fazer esse aproveitamento. A receita apresentada é de coração de banana com carne moída.

Ainda em Minas Gerais, no sertão do norte do estado, a jornalista Ana Carolina Ferreira conversa com a população que está sendo prejudicada por causa da seca, reconhecida com a mais crítica dos últimos 30 anos. O fornecimento de água só é suficiente para o sustento humano, paralisando a produção em plantio irrigado e provocando a morte dos animais. A repórter encontra agricultores que, por falta de renda, estão migrando para São Paulo para trabalhar.

O "Globo Rural" vai ao ar aos domingos, logo após "Pequenas Empresas & Grandes Negócios", e de segunda a sexta, após o "Telecurso". Consulte a programação atualizada.



http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2012/10/globo-rural-mostrara-feira-indigena-para-troca-de-sementes-e-mudas.html
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.