De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Comissão visita tribo indígena Kaiowá e negocia garantias para demarcar terras

11/12/2012

Autor: Carolina Pompeu

Fonte: Agência Câmara - http://www2.camara.leg.br/



Um grupo de deputados e senadores que viajou ao município de Iguatemi, no Mato Grosso do Sul, para conhecer a situação dos índios kaiowás, pede melhorias imediatas para a comunidade. Entre elas está a oferta de transporte para acesso a serviços de saúde e educação. Mas a solução definitiva para o caso, segundo os parlamentares, é a demarcação das terras e a indenização dos proprietários.

A visita aconteceu na última segunda-feira à comunidade que hoje ocupa dois hectares da Fazenda Cambará, em uma área conhecida como Pyelito, nas margens do rio Hovy.

Os cerca de 150 índios que vivem por lá não têm atendimento de saúde e não frequentam nenhuma escola. O grupo ainda tem dificuldade em receber os alimentos enviados pela Funai em razão das limitações de acesso à área impostas pelo proprietário da região.

Para garantir a demarcação das terras, os parlamentares negociam uma emenda ao Orçamento de 2013 com os valores da indenização ao proprietário.

O caso ganhou repercussão nacional e internacional em razão de uma carta divulgada pelos índios em que denunciam as péssimas condições de vida. O presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputado Sarney Filho, do PV maranhense, qualificou a situação como chocante [sonora].

Os 150 índios ocupam Pyelito desde agosto de 2011. Do outro lado do rio, está a Reserva Sassoró, no município de Tacuru, que oferece alguns serviços básicos de educação e saúde. Os fazendeiros da região alegam que, se os indígenas ficassem nas reservas e não ocupassem terras privadas, teriam acesso a esses serviços. A deputada Érika Kokay, do PT do Distrito Federal, criticou o argumento [sonora].

O início do drama dos índios na região sul do Mato Grosso do Sul data do século passado, quando algumas terras originalmente dos índios foram cedidas pela União e pelo estado a proprietários rurais. Aos índios, por sua vez, foram destinadas as reservas, muitas vezes longe das áreas tradicionais.

O movimento de retorno às terras originais começou por volta dos anos 2000 entre a comunidade de Pyelito e outras da região.



http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/radio/materias/ULTIMAS-NOTICIAS/432435-COMISSAO-VISITA-TRIBO-INDIGENA-KAIOWA-E-NEGOCIA-GARANTIAS-PARA-DEMARCAR-TERRAS.html
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.