De Pueblos Indígenas en Brasil

News

Em Lagoa da Confusão, Governo inaugura 19ª escola indígena

24/08/2013

Fonte: Surgiu - http://surgiu.com.br



Até o fim deste ano esse número deve chegar a 23 escolas


Os Krahô-Kanela do Tocantins carregam na memória a luta de seu povo por espaço territorial e por reconhecimento na cultura indígena. Esta história ganhou um novo capítulo nesta sexta-feira, 23, quando o Governo do Estado entregou a essa comunidade a Escola Estadual Indígena Wyapri, a primeira construída na comunidade. Representando o governador do Estado, Siqueira Campos, o vice-governador João Oliveira esteve na Aldeia Lankraré, em Lagoa da Confusão, a 220 Km de Palmas, para a inauguração da escola.

Cerca de 30 crianças, adolescentes e jovens vão estudar na escola que oferta ensino fundamental e médio. O investimento é de R$ 184,7 mil em uma obra que vai mudar a realidade da comunidade, já que as aulas eram em uma área pequena e sem paredes, apenas cercada por tela. Já a nova escola tem 216,25m2 e conta com duas salas de aula, cozinha, sala do setor administrativo e banheiros masculino e feminino.

João Oliveira destacou a importância da educação para a formação de cidadãos e informou que apenas em Lagoa da Confusão os investimentos do governo do Estado nessa área ultrapassam R$ 2,4 milhões. "Esses recursos foram aplicados em obras que já estão finalizadas, obras em andamento, compra de mobiliário para escolas e ônibus escolares", disse ele.

A escola de tempo integral da Aldeia Lankraré é a 19ª entregue por a gestão atual em comunidades indígenas, conforme o secretário de Estado da Educação, Danilo de Melo. Até o fim deste ano esse número deve chegar a 23 escolas. "O governo do Estado tem um olhar especial para os cerca de cinco mil estudantes indígenas no Tocantins.", disse o secretário.

A comunidade Amaré Gonçalves Krahô-Kanela tem 26 anos e na inauguração da escola representou o cacique Mariano Atiokã Ribeiro Krahô-Kanela. O jovem disse que a nova escola "é sinônimo de desenvolvimento".

A manifestação de Amaré remete à história da comunidade. Ele conta que na década de 70 os Krahô-Kanela tiveram que deixar a região de Lagoa da Confusão por causa de um conflito e desde então teve início uma luta territorial. O grupo que se formou com a união de membros de duas etnias, a Krahô e a Kanela, retornou em 2006 para a área original na Ilha do Formoso, a cerca de 55 Km da cidade de Lagoa da Confusão, área próxima à Ilha do Bananal. O retorno trouxe um novo contexto cultural e antropológico, devido a algumas miscigenações entre os índios e não índios.

De volta à área indígena em Lagoa da Confusão, a comunidade recebeu em 2007 a escola estadual, que funcionava improvisadamente. A nova escola, inaugurada nesta sexta-feira, é totalmente diferente, porque tem ambientes e espaços físicos adequados. "Essa nova escola é um símbolo de melhoria de vida dentro da Aldeia Lankraré", disse Amaré. A comunidade krahô-Kanela na Aldeia tem 112 pessoas.


Incentivos

A inauguração na nova escola contou com a presença dos prefeitos Lino de Sousa Neto (Lagoa da Confusão), Pe. Florisvane (Divinópolis), Enoque Portilio Cardoso (Nova Rosalândia) e Claudoir Bento de Oliveira (Marianópolis), além de secretários municipais e vereadores. Na mesma solenidade, foram entregues 212 tablets à Regional de Ensino de Paraíso. Os equipamentos são destinados a professores e fazem parte das ações do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (Proinfo Integrado).

A solenidade na Aldeia Lankraré teve início com apresentação teatral de crianças que estudarão na nova escola e terminou com dança dos adultos Krahô-Kanela como forma de agradecimento pelo investimento do governo do Estado na comunidade. "Eu penso que vai ser um novo horizonte para os estudantes", disse a professora Ivonete Gonçalves Ribeiro Gomes Krahô-Kanela.

Já a estudante Patrícia Rarumã Ribeiro Gonçalves Krahô-Kanela, de 7 anos, resumiu o sentimento dos demais estudantes ao falar sobre a nova instituição de ensino: "Agora estou feliz nessa escola".



http://surgiu.com.br/noticia/105939/em-lagoa-da-confusao-governo-inaugura-19-escola-indigena.html
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source