De Pueblos Indígenas en Brasil

News

Justiça Eleitoral do Pará leva biometria a comunidades indígenas de Paragominas

05/09/2013

Fonte: TRE/PA - http://www.tre-pa.jus.br



Neste mês, a Justiça Eleitoral do Pará levará a biometria até eleitores indígenas ou de comunidades distantes, em Paragominas. Na próxima semana, entre os dias 9 a 13 de setembro, as comunidades de Paragonorte e Vila Conceição (Piriá), receberão o atendimento itinerante para realizarem o recadastramento biométrico. E na semana seguinte, entre 16 e 20, será a vez de comunidades indígenas próximas à Aldeia Cajueiro, da etnia Tembé.

A expectativa do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), segundo o Chefe de Cartório de Paragominas, José Gomes Filho, é de atender cerca de 500 eleitores que vivem em comunidades ou aldeias isoladas. "O atendimento que será feito na Aldeia Cajueiro atenderá pelo menos cinco outras comunidades ao redor", explica o analista. A campanha do recadastramento biométrico, em Paragominas, começou em maio deste ano e segue até o dia 5 de outubro. Por isso, a Justiça Eleitoral está aumentando os esforços para garantir a atualização de todos dos eleitores para que estes não percam seu direito ao voto.

Na ocasião, os eleitores poderão fazer o recadastramento biométrico, alistamento e transferência, além de regularização da situação junto à Justiça Eleitoral. Ou seja, os eleitores que querem transferir o título para o município, que votam pela primeira vez ou precisam fazer a regularização, também, devem comparecer e fazer o recadastramento biométrico. Os documentos necessários para os indígenas são: RG e comprovação de endereço com base na aferição de representante da FUNAI. Para aqueles eleitores não indígenas as documentações são as de praxe: RG, certidão de nascimento e comprovante de residência atualizado. Para homens maiores de 18 anos, a Justiça Eleitoral solicita o comprovante de alistamento militar.

Em Vila Conceição (Piriá), o atendimento será feito nos dias 9 e 10 (segunda e terça-feira), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Conceição. A partir de quarta-feira (11) até a sexta-feira (13) o atendimento será realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental José de Marx, em Paragonorte. Já na semana seguinte, a equipe da Justiça Eleitoral viaja para a Aldeia Cajueiro onde realizará o recadastramento de comunidades indígenas Tembé entre os dias 16 e 20 deste mês.

O atendimento será realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Indígena Maria Francisca Tembé, na Aldeia Cajueiro, a 110 km do Cartório Eleitoral de Paragominas. Em todas as localidades, o atendimento será feito no horário das 8h e 17h. Além de servidores da Justiça Eleitoral, a ação conta com o apoio da prefeitura de Paragominas e da Fundação Nacional do Índio (FUNAI).



http://www.tre-pa.jus.br/noticias-tre-pa/2013/Setembro/justica-eleitoral-do-para-leva-biometria-a-comunidades-indigenas-de-paragominas
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source