De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Ibama quer que a Funai investigue queimadas em reserva

10/09/2004

Autor: Marta Ferreira

Fonte: Campo Grande News-Campo Grande-MS



Os focos de incêndio na vegetação que atingem a reserva indígena kadiwéu localizada na Serra da Bodoquena, em Mato Grosso do Sul, por enquanto não apresentam risco ao Paraque Nacional existente na região. O coordenador do Prev-Fogo, programa de combate aos incêndios florestais no Estado, Márcio Yule, informou que as chamas estão a pelo menos 5km do parque. Mesmo assim, o fogo está sendo combatido pela brigada formada para proteger o Parque Nacional da Serra da Bodoquena do risco das queimadas. Ontem, segundo Márcio Yule, os 15 integrantes da brigada enviados para o local trabalharam até as 20h. Hoje, vão retornar.
Yule, que é funcionário do Ibama (Instituto Nacional de Meio Ambiente e Recursos Renováveis) disse que a região, conhecida como Campo dos Índios, é de difícil acesso e os focos estão espalhados. Além da aldeia, também atingem propriedades vizinhas ao Parque Natural. O coordenador do Prev-Fogo informou que deve ser enviado um ofício à Funai (Fundação Nacional do Índio) para que investiguem a ocorrência dos incêndios na região, para saber se os indígenas estão ateando fogo à vetegação. As queimadas estão proibidas no estado, mesmo as controladas, feitas obedecendo regras dos órgãos de defesa do meio ambiente.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.