De Pueblos Indígenas en Brasil

News

Professores indígenas ocupam Secretaria da Educação por concurso

23/09/2013

Fonte: G1/BA - http://g1.globo.com/bahia



Eles alegam que salário chega a ser 40% menor que outros professores.
Secretaria diz que concurso está organizado, mas é preciso ajuste em lei.


Um grupo de professores indígenas ocupa a sede da Secretaria Estadual da Educação na manhã desta segunda-feira (23) em Salvador. De acordo com um dos participantes do movimento, a categoria reivindica a realização de concursos públicos para os profissionais que atuam nas tribos.

"Estamos há 13 anos trabalhando em serviço temporário, já tivemos várias negociações com o governo e nenhum concurso público foi realizado. Recebemos em média 40% a menos que um professor comum com a mesma formação, o que é um absurdo", afirma Agnaldo Pataxó, professor da Escola Estadual da aldeia indígena Caramuru, em Pau Brasil, sul da Bahia.

O professor estima que o grupo seja composto por 60 pessoas, entre profissionais de ensino, pais e alunos. A previsão, segundo Agnaldo, é de que até terça-feira (24) esse número cresça para 240 pessoas. Os manifestantes reuniram as reivindicações em um documento que, segundo eles, foi encaminhado para a Governadoria.

Procurada pelo G1, a assessoria da Secretaria da Educação informou que todos os trâmites para a realização do concurso já foram organizados e que o edital está pronto, mas para a seleção ocorrer é preciso incluir a carreira indígena na lei de magistério. Ainda segundo a Secretaria, o projeto de modificação na lei foi encaminhado sexta-feira (20) para a Assembleia Legislativa, com pedido de urgência.

Uma representante da Coordenação de Políticas para a População Negra e Indígena negocia a desocupação da Secretaria, informou a assessoria.



http://g1.globo.com/bahia/noticia/2013/09/professores-indigenas-ocupam-secretaria-da-educacao-por-concurso.html
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source