De Pueblos Indígenas en Brasil

News

Funai pede expulsão de indígena em reserva de RR

29/10/2013

Fonte: O Globo, País, p. 5



Funai pede expulsão de indígena em reserva de RR
Macuxi é acusado de comercializar gado em Raposa Serra do Sol

EVANDRO ÉBOLI

Brasília - A Fundação Nacional do Índio (Funai) notificou o indígena Janegildo Lima Barros e sua mãe, Regina Pereira Lima, para que se retirem da reserva Raposa Serra do Sol em até 30 dias, prazo que começou a contar a partir do último dia 18. Os dois são acusados pela Procuradoria da Funai de comercializar gado na terra que detém na área, o que está proibido desde a demarcação em área contínua, em 2009. Na notificação, a Funai argumenta ainda que os dois não possuem "condições/qualidades de indígenas". Ou seja, seriam não índios e, por essa razão, não podem estar vivendo no interior da reserva.
Na notificação extrajudicial, a Funai determina que Janegildo e Regina deixem a terra "acompanhados de seus pertences pessoais, bem como semoventes (animais que constituem patrimônio), como: gado, cavalares, caprinos, equinos e galináceos". Eles vivem na Comunidade Indígena Patativa, num local conhecido como Lagoa da Veada.
A família de Janegildo chegou a receber indenização da Funai, no valor de R$ 180 mil, para deixar a área, quando a demarcação contínua foi decidida pelo STF. Mas eles apresentaram vários documentos, emitidos pela própria Funai, nos quais aparecem como indígenas. Assim consta no Registro Administrativo de Nascimento de Índio, emitido pela administração regional da Funai, na qual Janegildo aparece como um índio da etnia macuxi. Num documento mais recente, de agosto de 2013, a Funai reconhece Janegildo como um segundo tuxaua, uma espécie de líder e cacique da sua tribo.
Procurada, a Funai disse que irá reavaliar o caso, após tomar conhecimento dos documentos, apresentados pelo GLOBO.

O Globo, 29/10/2013, País, p. 5

http://oglobo.globo.com/pais/funai-tenta-expulsar-indigena-capitalista-de-raposa-serra-do-sol-10561875
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source