De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Tetila pede trator e sementes para comunidade indígena

11/03/2014

Fonte: Região News - http://www.regiaonews.com.br



O parlamentar ressalta, ainda, que as 174 famílias da Aldeia Córrego do Meio vivem da agricultura familiar.


Na manhã desta terça-feira (11), o deputado estadual Laerte Tetila (PT) solicitou, através de indicação, ao Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pede Vargas, a aquisição de tratores, implementos agrícolas, óleo diesel e sementes para atender a Tribo Terena da Aldeia Córrego do Meio, em Sidrolândia.

A proposição de Tetila atende reivindicações do Cacique da comunidade, Antonio Aparecido, bem como do presidente da Associação da Família Terena, Agenor Honório Lopes e do presidente da Associação Indígena de Moradores da Tribo Terena, Joel Alves de Oliveira. Eles relataram ao deputado as necessidades da Comunidade, principalmente da falta de maquinário e combustível.

"É preciso um olhar especial para estas comunidades que vêm lutando para manter a unidade familiar, a paz, a posse da terra e a sua subsistência com dignidade, o que se pede não é muito", afirma Tetila. O parlamentar ressalta, ainda, que as 174 famílias da Aldeia Córrego do Meio vivem da agricultura familiar.

Os representantes da comunidade indígena, que visitaram o gabinete do deputado Tetila, afirmam que as famílias não dispõem de condições e estrutura para executar o manejo da terra, portanto é necessário o apoio do Governo Federal. A indicação foi encaminhada ao senador Delcídio do Amaral (PT) e à presidenta da Funai (Fundação Nacional do Índio), Maria Augusta Assirati.



http://www.regiaonews.com.br/noticias/168293/Laerte-Tetila-pede-trator-e-sementes-para-comunidade-indigena.html
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.