De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Mostra Audiovisual debate questão indígena com o filme "Terra Vermelha"

16/04/2014

Fonte: Dourados News- http://www.douradosnews.com.br



A questão indígena, como não poderia deixar de ser, também está presente na Mostra Audiovisual de Dourados (MAD), representada pelo filme "Terra Vermelha", do cineasta Marco Bechis. Filmada em Mato Grosso do Sul, a trama explora a necessidade do resgate da cultura indígena pela etnia Guarani-Kaoiwá, impulso despertado pelo suicídio de duas meninas da comunidade.

A produção, de 2008, se passa em Dourados e é quase toda falada em tupi-guarani, tendo a participação de indígenas da região como atores, além de nomes conhecidos nacionalmente como o de Matheus Nachtergaele e Leonardo Medeiros. O filme concorreu ao Leão de Ouro no Festival de Veneza e abriu a 32ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Com classificação de 14 anos, a ficção será exibida durante a MAD no dia 11 de maio, às 13 horas, no Teatro Municipal. Em seguida, haverá uma discussão sobre o filme com a presença de Abrísio da Silva e Ademilson Concianza, indígenas da região de Dourados que atuaram no longa-metragem.


A MAD


A Mostra é uma realização da UFGD por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEX) e da Coordenadoria de Cultura (COC), contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Dourados na figura de sua Secretaria de Cultura, da TV Morena, da Vortex Store, do Instituto Caran d'Ache, do Restaurante Kikão e do Jornal O Progresso.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3410-2875 e pelo e-mail dicult@ufgd.edu.br. A programação completa e outras informações estão no site www.madufgd.com. As entradas para todos os eventos serão gratuitas.



http://www.douradosnews.com.br/cultura-lazer/mostra-audiovisual-debate-questao-indigena-com-filme-terra-vermelha
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.