De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Prorrogada até dia 2 de maio permissão para índios Terena permanecerem em municípios de MS

31/03/2005

Autor: (Alessandra Bastos

Fonte: Radiobrás-Brasília-DF



A presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, desembargadora Anna Maria Pimentel, decidiu nesta quinta-feira (31) prorrogar até o dia 2 de maio o prazo de permissão para a permanência dos índios Terena nos municípios de Dois Irmãos e Sidrolândia, no Mato Grosso do Sul.

O prazo anterior, definido no início de março também pela desembargadora, terminaria nesta quinta-feira e os índios temiam uma ação da Polícia Federal para retirá-los do local. O pedido de prorrogação do prazo foi feito nesta quarta-feira (30) pelo Ministério Público e a União.

De acordo com a desembargadora, a prorrogação foi decidida para "acomodar os interesses de todas as partes envolvidas". Ela observou também que uma retirada poderia "redundar em conflito violento, armado, como aquele ocorrido em janeiro de 2004 em Iguatemi e Japorã (MS), envolvendo índios da etnia Guarani-Kaiowá".

Anna Maria Pimentel acrescentou ter tido a atenção despertada pelo "alarmante quadro de suicídios cometidos pelos indígenas, o qual poderia restar exasperado com o cumprimento da decisão guerreada".
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.