De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Artesanato indígena é atração durante Novenário em Cruzeiro do Sul

07/08/2015

Autor: Adelcimar Carvalho

Fonte: G1 - www.g1.globo.com



Oito grupos indígenas participam do evento. 'É importante porque vamos divulgar nosso trabalho', diz indígena.


Uma barraca tem chamado atenção daqueles que estão visitando a feira de negócios montada durante o Novenário, festa tradicional em Cruzeiro do Sul, a 648 quilômetros de Rio Branco. Com matéria-prima da região, oito grupos indígenas expõem e comercializam peças de artesanato típico da região. A feira é realizada diariamente de 9h às 22h30, na Avenida Rodrigues Alves, no Centro da cidade.

Dalvanice Justino de Araújo, do povo Apolina, nasceu no Amazonas e há cerca de 15 anos reside no Acre. Ela é líder do grupo de artesãos indígenas e diz estar empolgada com a aceitação dos produtos expostos na feira.

"Esta é a primeira vez que participamos deste tipo de feira. Isso é muito importante porque vamos poder divulgar nosso trabalho e as pessoas vão saber que após o Novenário eles ficarão expostos na Casa do Artesanato aqui no Centro da cidade", diz.

A líder explica que cerca de 35 artesãos das etnias Marubo, Apolina, katukina, Pontanawás e Kaxinawá participam da exposição com pulseiras, colares, miniaturas de animais, adornos e bijuterias.

"Estou muito feliz em estar aqui, nossa expectativa é muito grande, trabalhamos há cerca de dois meses para este Novenário. Estamos no segundo dia e estamos vendendo bem. Hoje [quinta-feira, 6] vendemos muito para pessoas que vieram de fora e essas pessoas admiram o artesanato das populações tradicionais", conta.

Erik Castanho aproveitou a visita na barraca dos indígenas para presentear sua avó. "Os produtos são muito bonitos. Mesmo morando aqui, nem sempre podemos frequentar as aldeias e acho que o Novenário está muito bonito com essa feira que, oferece oportunidade para os diversos seguimentos de nossa sociedade", destacou.

http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2015/08/artesanato-indigena-e-atracao-durante-novenario-em-cruzeiro-do-sul.html
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.