De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Violência continua a assustar moradores de comunidade indígena em Tabatinga

11/08/2015

Fonte: Rádio Nacional do Alto Solimões/EBC - www.radios.ebc.com.br



Segundo Zardelina Geraldo, da comunidade de Belém do Solimões, brigas contantes acontecem após o consumo de bebidas alcoólicas


[áudio]


No dia 12 de junho aconteceu na Comunidade indígena de Belém do Solimões, em Tabatinga, a I Marcha Contra a Violência, que teve como principal objetivo chamar a atenção das autoridades para o alto índice de violência entre os jovens indígenas.

Dois meses depois da realização da marcha, a moradora Zardelina Geraldo, da Comunidade de Belém do Solimões, visitou a Rádio Nacional do Alto Solimões para informar que a violência voltou a assustar os moradores. De acordo com ela, durante os finais de semana as brigas são constantes por conta do consumo de bebida alcoólica.

Bruno Sales, procurador do Ministério Público Federal (MPF) em Tabatinga, informou que já foi enviada ao secretário de Segurança Pública do Amazonas uma recomendação para realizar o policiamento na área: "Foi expedido para o secretário de Segurança uma recomendação. A recomendação é um instrumento jurídico que seria uma forma de mostrar, apontar para uma autoridade como ela deve atuar em determinada situação. Neste sentido, o Ministério Público recomendou que o secretário de Segurança adote o procedimento que entendemos que seja de sua incumbência, que é realizar o policiamento na área. No caso, se a recomendação não for cumprida, serão adotadas medidas judiciais cabíveis".

A Estratégia de Fronteira do Governo do Estado do Amazonas (Esfron) divulgou por meio de nota que durante a operação Brasil Integrado, apreendeu no rio solimões, próximo a Tabatinga um total de 4,6 kg de cocaína, além de 30 pacotes de cerveja, 20 caixas de cachaça, 400 litros de gasolina de origem peruana, que seriam levadas para as comunidades.

O Repórter Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h45 (horário de Tabatinga), na Rádio Nacional do Alto Solimões (96,1 FM), uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

http://radios.ebc.com.br/reporter-solimoes/edicao/2015-08/violencia-volta-assustar-moradores-da-comunidade-indigena-em
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.