De Pueblos Indígenas en Brasil

News

Começa demarcação da reserva

13/09/2005

Fonte: Correio do Povo-Porto Alegre-RS



Luiz Salvador, vice-cacique da aldeia

Uma área de 715 hectares, no município de Vicente Dutra, formará a reserva indígena Rio dos Índios. A medição, realizada por empresa do Paraná, deve estar concluída até o fim do mês. Vinte e três famílias caingangues moram no município do Médio Uruguai. No território destinado à reserva vivem 68 famílias de agricultores, muitos estabelecidos no local há 50 anos. Como terão que sair da área, muitos dizem não entender por que o Ministério da Justiça determinou a doação de terras onde os índios não viviam.

O prefeito Casemiro Telski disse estranhar que ninguém pediu licença para entrar nas terras dos agricultores e iniciar a demarcação. O vice-cacique da aldeia, Luiz Salvador, afirma que o compromisso da comunidade indígena é de que nenhum agricultor saia da área antes de receber da Funai a indenização pelas benfeitorias.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source