De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Índio morre em suposto confronto em área de conflito por território

04/08/2016

Autor: Amanda Bogo e Helio de Freitas

Fonte: Campo Grande News- http://www.campograndenews.com.br



A polícia de Caarapó, distante 283 km ao sul de Campo Grande, investiga a morte de um indígena na Aldeia Te'yíkue, na noite desta quinta-feira (4). O local é o mesmo onde em junho um índio, agente de saúde, foi morto em confronto com fazendeiros.

Conforme informações policiais, uma equipe foi até o local e soube informar apenas a morte do indígena, ainda não identificado, sem detalhes sobre o que teria ocorrido. Equipe de perícia da Polícia Civil de Dourados também foi acionada.

Informações não oficiais apontam que um ataque de fazendeiros teria sido feito no local. Porém, até o fechamento deste texto, ninguém confirmava um novo confronto.

O Campo Grande News entrou em contato com Cleber Buzato, diretor-geral do Cimi (Conselho Indigenista Missionário), que disse não saber da situação e estar averiguando o que houve, e com Matias Rempel, dirigente local do Cimi, mas as ligações não foram completadas.


Violência


No dia 14 de junho, o agente de saúde Clodioudo Aguile Rodrigues dos Santos, 26 anos, indígena, morreu em suposto conflito contra fazendeiros na mesma região. Na ocasião, indígenas guarani-kaiowá invadiram as fazendas Yvu, Novilho e Santa Maria, além de outros oitos sítios nos arredores da reserva TeyKuê.

Após confronto com produtores, que teriam ido à área invadida para libertar funcionários, os índios bloquearam a estrada. Crianças ficaram feridas e policiais do batalhão de Caarapó chegaram a ser feitos de reféns, tendo armas retidas pelos índios.

Em julho, índios que ocupavam 11 propriedades rurais sofreram ataque a tiros, e segundo o Cimi um homem de 32 anos e dois adolescentes, de 15 e 17 anos, foram atingidos pelos disparos, que teriam sido feitos por seguranças de fazendeiros.



http://www.campograndenews.com.br/cidades/policia-investiga-morte-de-indigena-em-area-de-conflito-por-terra
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.