De Pueblos Indígenas en Brasil

News

Índios invadem fazenda no sul da Bahia

29/01/2006

Fonte: Agência Folha-São Paulo-SP



Cerca de 500 índios das etnias tupinambá e pataxó hã-hã-hãe invadiram ontem uma fazenda em Itajú de Colônia (499 km de Salvador) em protesto contra a decisão da Justiça de conceder a reintegração de posse aos fazendeiros da região.


Foi a oitava invasão a propriedades no sul da Bahia feitas por indígenas desde o começo da semana. No final da tarde, com o clima tenso nas áreas, os indígenas ameaçaram derrubar os postes de eletricidade do local.


De acordo com a Funai (Fundação Nacional do Índio), os policiais civis e militares estão proibidos de entrar nas fazendas porque a área é de competência da União --somente a PF, que já foi acionada, pode intervir.


A delegacia de Itajú do Colônia registrou agressões contra dois funcionários de uma das fazendas, que reagiram à invasão dos índios. Um procurador da República e dois agentes da Polícia Federal estão no local para tentar negociar com os índios uma saída pacífica.


O diretor da administração regional de Ilhéus da Funai, Agnaldo Francisco dos Santos, disse que as terras invadidas pertencem aos índios desde 1936, mas, em 1960, o SPI (Serviço de Proteção ao Índio, atual Funai) alugou as propriedades aos fazendeiros da região.


"Quando os índios reivindicaram o direito de posse das terras, os fazendeiros da região se negaram a devolver as propriedades. Em protesto, os índios ocuparam a área, mas a Justiça concedeu reintegração de posse aos fazendeiros", disse.


Segundo a Funai, uma comissão viaja para Brasília na próxima segunda-feira para discutir uma solução com o presidente do órgão, Mércio Pereira Gomes.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source