De Pueblos Indígenas en Brasil

News

Colonos e índios entram em acordo

09/02/2006

Autor: MARIELISE FERREIRA

Fonte: Zero Hora-Porto Alegre-RS



Negociação com o Estado encerra uma semana de conflito


No dia em que vencia o prazo para a saída dos colonos que ocupam uma área indígena no norte do Estado, índios e agricultores entraram em acordo com o governo do Estado. O trato ocorreu depois de protestos que culminaram ontem no fechamento por cinco horas da rodovia Ronda Alta-Três Palmeiras (RS-324).

Apesar de a área ocupada pelos colonos ter sido demarcada como sendo dos índios da Reserva da Serrinha, 80 famílias de agricultores moram no local e só admitem sair dali se indenizadas pelo Estado. Para pressioná-los a irem embora, os índios haviam proibido a colheita das lavouras e imposto o prazo de desocupação, que terminava ontem.

Getúlio Foschera, 52 anos, sente-se ameaçado. De seus 97 hectares, 31 foram repassados ao governo e serão reintegrados à reserva. Os R$ 221 mil a que tem direito pela área não foram pagos. Na certeza da indenização, a família Foschera comprou terras em Mato Grosso, onde dois filhos trabalham. Sem o dinheiro para quitá-las, teme perder tudo.

Do outro lado da disputa, os caingangues reclamam que as famílias da reserva precisam das terras para produzir. Na manhã de ontem, representantes de índios, colonos e líderes locais se reuniram com o secretário estadual da Reforma Agrária e Cooperativismo, Vulmar Leite. Diante da promessa de que o Estado indenizará e reassentará cerca de cem famílias até maio, eles entraram em acordo. Conforme o secretário, um cronograma será feito para indenizar as famílias de fevereiro a maio.

- Vamos deixar que colham a soja e o milho e não vamos mais bloquear a estrada. Mas, se não cumprirem a promessa, voltamos a trancar a rodovia - disse o cacique Antônio Ming Claudino.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source