De Pueblos Indígenas en Brasil

Notícias

A carta de Juruna

30/11/1980

Fonte: Correio do Povo (Porto Alegre/RS)




O cacique xavante Mário Juruna conseguiu autorização para viajar à Holanda para participar do Tribunal Russell, contrariando a lei que o tutela à Funai. Antes de obter o habeas corpus, Mário remeteu uma carta à Holanda, em que expõe o motivo pelo qual crê estar sendo impedido de participar do Tribunal (Carta transcrita na notícia).
Jacques Wainberg escreve, então, discutindo e problematizando questões indígenas e a função do Tribunal europeu (que em sua opinião estaria mais preocupado com o julgamento de questões americanas, deixando de lado suas próprias), bem como denúncias nele levantadas: quais povos brasileiros sofrem, onde e com o que? e os outros indígenas das Américas?. Jacques expõe as denúncias e faz críticas a (falta de) ações contra genocídio e etnocídio nestes lugares.
Traz também a visão, distinta da sua, de Caio Lustosa, advogado da ANAI e que impetrou mandado de segurança em favor de Juruna, em relação ao Tribunal que ocorre na Holanda.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.