De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Documentário sobre união de povos indígenas é destaque na 12ª Mostra Ecofalante

12/06/2023

Fonte: Brasil de Fato, podcast - https://www.brasildefato.com.br/2023/06/12/



Documentário sobre união de povos indígenas é destaque na 12ª Mostra Ecofalante

Escute: A Terra foi Rasgada
Da Redação
12 de Junho de 2023 às 11:21

A pauta ambiental é fio condutor da 12ª Mostra Ecofalante, que está em cartaz em São Paulo, até o dia 14 de junho. Entre os muito filmes da mostra, chama a atenção o documentário Escute: A Terra Foi Rasgada, que propõe uma aproximação com a realidade de três povos indígenas afetados pela destruição das matas, o garimpo e o avanço do agronegócio.
O documentário mostra o processo de aliança entre os povos Kaiapó, Munduruku e Yanomami, que começou no Acampamento Terra Livre de 2021. E um dos maiores cuidados foi o de garantir que toda a filmagem tivesse a voz e a forma que os povos indígenas queriam. "Nós somos facilitadores dos povos, o objetivo é levar a mensagem deles", explica Fred Rahal, um dos diretores, em entrevista ao programa Bem Viver.
Segundo Cassandra Melo, também diretora, a dupla foi convidada pelo Instituto Socioambiental para documentar esse processo de aliança. "Foi muito interessante que a gente levou à risca todos os pontos que eles quiseram colocar no filme. São povos de três etnias e a gente se viu nessa situação de sentar na frente e ouvir. E isso foi uma coisa repetida muitas vezes: escuta, escuta o que eu estou dizendo", relata.
Esse ponto é fundamental na construção do filme, mas também do seu forte título, como explica Fred.
"Pensar em nome de filme é uma coisa muito difícil. A gente procura, mais do que achar um nome impactante, encontrar o que o filme quer dizer. E o nome a gente passou um tempão pensando. E teve um momento que a gente estava debruçado nas entrevistas e uma pessoa diz: a terra foi rasgada. A gente achou muito forte e bonito, dentro da feiura da situação. A gente acrescentou o escute, no sentido de ser uma chamada, mesmo", conta.
O programa desta segunda-feira também aborda as condições de trabalho das mulheres entregadoras e a retomada do julgamento sobre a isenção de impostos para agrotóxicos no Supremo Tribunal Federal (STF).

https://www.brasildefato.com.br/2023/06/12/documentario-sobre-uniao-de-povos-indigenas-e-destaque-na-12-mostra-ecofalante
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.