De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Em meio à volta de garimpeiros, Lula cobra mais esforços e promete ações na Terra Indígena Yanomami

09/01/2024

Autor: Gabriel Tussini

Fonte: oEco - oeco.org.br



Durante reunião ministerial, presidente afirmou que "as terras indígenas tem dono"; no fim do ano, Justiça determinou novo plano de ações após MPF apontar ineficácia do governo

GABRIEL TUSSINI · 9 de janeiro de 2024

Em reunião ministerial para discutir a situação da Terra Indígena Yanomami, realizada na manhã desta terça (9) no Palácio do Planalto, o presidente Lula frisou que o assunto será tratado como uma "questão de estado" e que usará "todo o poder que a máquina pública pode ter" para combater a crise desencadeada pela ação de invasores. Lula classificou a situação no território como uma "guerra contra o garimpo ilegal".

O governo federal decretou emergência de saúde pública na área em 20 de janeiro do ano passado, devido às doenças e à fome causadas pela contaminação de água e solo pela atividade garimpeira. O Ministério Público Federal, porém, classificou os esforços como "ineficazes" e conseguiu, na Justiça Federal de Roraima, que o governo estabelecesse um novo plano de ações contra o garimpo ilegal no território Yanomami. Parte dos garimpeiros expulsos no início do ano passado voltaram à terra indígena meses após a desintrusão, como alertou a ministra Sonia Guajajara, dos Povos Indígenas, ainda em julho.

Na reunião ministerial, Lula afirmou ser necessário "um esforço ainda maior" para combater a atividade ilegal na região. "Porque não é possível que a gente possa perder uma guerra para o garimpo ilegal, para madeireiro ilegal, para pessoas que estão fazendo coisa contra o que a lei determina", cobrou o presidente, citado pela Agência Brasil.

"Nós temos territórios indígenas demarcados, nós temos que cuidar deles com muito carinho, e essa reunião aqui é para definir, de uma vez por todas, o que o nosso governo vai fazer para evitar que os indígenas brasileiros continuem sendo vítima de massacre, do vandalismo, da garimpagem e das pessoas que querem invadir as áreas que estão preservadas e que têm dono, que são os indígenas e que não podem ser utilizadas", completou Lula. As falas dos ministros não foram registradas, e a íntegra da reunião não foi transmitida pelos canais do governo.

Estiveram presentes à mesa o vice-presidente Geraldo Alckmin e mais 14 ministros, como Sônia Guajajara (Povos Indígenas), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública), José Múcio (Defesa), Saúde (Nísia Trindade) e Silvio Almeida (Direitos Humanos e Cidadania). Além deles, também marcaram presença a presidente da Funai, Joênia Wapichana; do Ibama, Rodrigo Agostinho; e o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.

Também presente na reunião, o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, resumiu o planejamento para o ano na região. "Em 2024 vamos migrar de um conjunto de ações emergenciais para ações estruturais, inclusive na área de controle do território e segurança pública, com a presença permanente das Forças Armadas e PF", afirmou. "Precisamos ter uma presença permanente em Roraima, e portanto vamos instituir uma casa de governo do Estado brasileiro para gerenciar presencialmente esse conjunto de ações", completou Costa.

https://oeco.org.br/salada-verde/em-meio-a-volta-de-garimpeiros-lula-cobra-mais-esforcos-e-promete-acoes-na-terra-indigena-yanomami/
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.