De Pueblos Indígenas en Brasil

News

COP29: Funai participa do lançamento da Troika Indígena e defende aliança para fortalecer vozes indígenas

14/11/2024

Fonte: Funai - https://www.gov.br



A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) marcou presença no lançamento da Troika Indígena com foco na COP30, na quarta-feira (13). O evento foi realizado durante a 29ª Conferência das Partes (COP29) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima, em Baku, no Azerbaijão. A Troika Indígena é uma aliança formada por povos indígenas do Brasil, Austrália e Ilhas do Pacífico com foco em construir estratégias e unificar propostas sobre o enfrentamento das mudanças climáticas para fortalecer a participação indígena na COP30 - que será realizada em novembro de 2025 em Belém, no Pará - e na COP31, prevista para ocorrer na Austrália.

São os povos indígenas que têm enfrentado os impactos das mudanças climáticas, mas também têm mostrado os caminhos para o enfrentamento. Tem que ser garantido e considerado que os povos indígenas apresentam iniciativas fundamentais para dar o próximo passo. Joenia Wapichana, presidenta da Funai
Convidada a participar da cerimônia, a presidenta da Funai, Joenia Wapichana, defendeu a Troika Indígena como um importante meio para o fortalecimento de estratégias e da participação dos povos indígenas nas negociações sobre o enfrentamento das mudanças climáticas. Joenia lembrou o papel fundamental dos povos indígenas na proteção da biodiversidade global e destacou que os saberes indígenas devem ser colocados como ponto central dos debates sobre as mudanças climáticas.

"A Troika vai formalizar essa aliança entre povos de diferentes continentes rumo à COP30 e à COP31 para ter um alinhamento da participação e das propostas e, principalmente, para fortalecimento da estratégia e das vozes indígenas que estão falando como autoridades climáticas. São os povos indígenas que têm enfrentado os impactos das mudanças climáticas, mas também têm mostrado os caminhos para o enfrentamento. Tem que ser garantido e considerado que os povos indígenas apresentam iniciativas fundamentais para dar o próximo passo", pontuou a presidenta.

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, também participou do lançamento. A Funai defende a organização dos povos indígenas para uma ampla inserção nas discussões globais sobre a proteção ao meio ambiente. A autarquia indigenista entende que a proteção e gestão das terras indígenas são pontos centrais no processo e enfrentamento das mudanças do clima, considerando os altos índices de preservação da biodiversidade nos territórios tradicionalmente ocupados.

Para a representante da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) Alana Manchineri, os debates são parte da construção das políticas indígenas que devem ser apresentadas ao mundo. Ela apontou a importância dos espaços de diálogo entre povos indígenas de diferentes países e convidou os presentes para a COP30, no Brasil.

"Esse não é o início e nem o fim da nossa trajetória climática, é um processo de fortalecimento da nossa unidade. Somos uma família e queremos todos presentes e muito bem recebidos no Brasil. Nós, povos indígenas, somos democráticos. A resposta [para o enfrentamento da crise climática] somos nós. Nosso discurso é para a ação global, um chamado de unidade global dos povos indígenas. O protagonismo é das autoridades climáticas que somos nós povos indígenas", enfatizou a representante da Coiab.

Assessoria de Comunicação/Funai

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2024/cop29-funai-participa-do-lancamento-da-troika-indigena-e-defende-alianca-para-fortalecer-vozes-indigenas
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source