De Pueblos Indígenas en Brasil

News

Indígenas alertam sobre impactos da BR-319: 'Território destruído'

13/03/2025

Autor: Ana Pastana

Fonte: agencia cenarium - https://agenciacenarium.com.br



MANAUS (AM) - Indígenas de aldeias do Lago Capanã Grande, no entorno da BR-319, afirmaram à CENARIUM que os povos da localidade vivem um luto e estão preocupados com o destino das comunidades, diante do avanço das obras na rodovia. As declarações constam na reportagem "Amazônia à venda? BR-319: narrativas, negócios e poder", publicada nesta semana.

"Hoje, o Capanã vive um luto", afirmou. "O nosso território está sendo muito acabado, com muitos castanhais destruídos. Hoje, a gente vem sofrendo com nossos peixes, com nossas caças, com nossas águas, com nossas cabeceiras de igarapé que estão todas aterradas pelos grileiros. E também a população vem sofrendo muito com diarreia, febre, vômito. Aumentou essas coisas, entendeu?".

Outro indígena, da mesma localidade nas margens do Lago Capanã Grande, que também não quis ser identificado, afirmou à reportagem que ao contrário do que se afirma na mídia, a rodovia não trará nenhum benefício para os povos originários da região e que os impactos já são sentidos. A destruição de castanhais e as doenças causadas pela degradação dos territórios são exemplos.

"Os castanhais que a gente tinha lá, que era de onde a gente usufruía, tirava o fruto para comprar nossos alimentos, praticamente já acabaram todos. São 16 castanhais que já acabaram todos com derrubada. Tem campo lá que a gente não enxerga o fim. Então, a questão da BR-319, ela nunca vai trazer futuro para nós, todo tempo é prejuízo", disse.

A nova edição da revista física mostra como Organizações Não Governamentais (ONGs) e instituições, financiadas pela Gordon and Betty Moore Foundation (GBMF), buscam controlar as narrativas sobre a BR-319 por meio de projetos de governança com o objetivo de obterem mais poder nas decisões sobre a estrada do que o próprio Estado.

https://agenciacenarium.com.br/indigenas-alertam-sobre-impactos-da-br-319-territorio-destruido/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source