De Pueblos Indígenas en Brasil

News

ANEEL recebe Winti Suya, liderança do Povo Kisêtjê, para tratar da expansão do Programa Luz para Todos em terras indígenas

02/04/2025

Fonte: ANEEL - https://www.gov.br/aneel/pt-br/assuntos/noticias/2025/aneel-recebe-winti-suya-lideranca-do-p



ANEEL recebe Winti Suya, liderança do Povo Kisêtjê, para tratar da expansão do Programa Luz para Todos em terras indígenas
Visita ocorreu nesta quarta-feira (2/4) na sede da Agência em Brasília

Publicado em 02/04/2025 18h53 Atualizado em 03/04/2025 10h57


O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Sandoval Feitosa, recebeu em reunião, nesta quarta-feira (2/4), na sede da Agência, a liderança do Povo Kisêtjê, Winti Suya. A visita decorreu da participação da ANEEL no "Encontro de Monitoramento Social e Avaliação do Programa Luz para Todos em Terras Indígenas" realizado nos dias 25 a 29 de março de 2025, organizado pelo povo Kisêtjê, em Aldeia do Território Indígena WAWI, no estado do Mato Grosso.

O cacique solicitou o apoio da Agência na solução dos problemas relacionados com a instalação de sistema de energia elétrica na comunidade, realizado em Mato Grosso. Feitosa destacou que "a situação será analisada pelas áreas técnicas da ANEEL que irão avaliar as responsabilidades e acompanhar as implementações dos sistemas".

No encontro de monitoramento do Programa Luz para Todos realizado na semana passada, a Agência foi representada pela Chefe de Gabinete Elvira Justino e pelas assessoras da diretoria Camila Bonfim e Fernanda Argolo. O evento teve apoio da Associação Terra Indígena Xingu - ATIX, do Instituto Socioambiental - ISA e de Organizações Não Governamentais integrantes da Rede Energia e Comunidades, reunindo lideranças de 12 povos indígenas do Xingu* e representantes da ANEEL, MME, EPE, Funai e Energisa Mato Grosso.

Durante o encontro, foram debatidos impactos da implementação do Programa Luz para Todos nas comunidades indígenas da região, bem como irregularidades e pontos de aprimoramento para a prestação do serviço.

Entre os problemas relatados estão a desinformação sobre o funcionamento do Programa, escolha do sistema implantado (SIGFI) e inadequação da voltagem dos inversores instalados, dúvidas sobre o cadastramento na Tarifa Social de Energia elétrica - TSEE, dificuldade para o pagamento das faturas de energia, nível elevado de inadimplência, preocupação com a segurança das crianças devido à proximidade dos sistemas SIGFIS das casas (malocas), dificuldades para manutenção dos equipamentos e ausência de um canal adequado para comunicação dos indígenas com a distribuidora.

Como resultado das plenárias, foi produzida a carta dos povos indígenas xinguanos sobre o Programa Luz para Todos, que identifica diversos problemas no planejamento e na implantação dessa política pública, com o objetivo de assegurar o atendimento das reivindicações apresentadas e de aprimorar o PLPT de forma a levar em consideração as particularidades e as necessidades específicas dos povos indígenas.

Leia também a contribuição da Rede Energia & Comunidades ao encontro de monitoramento do Programa Luz para Todos no Xingu.

*Kísêdjê, Kalapalo, Tapayuna, Kawaiweté, Matipu, Yudjá, Yawalapiti, Trumai, Aweti, Mehinako, Kuikuro e Kamayurá


https://www.gov.br/aneel/pt-br/assuntos/noticias/2025/aneel-recebe-winti-suya-lideranca-do-povo-kisetje-para-tratar-da-expansao-do-programa-luz-para-todos-em-terras-indigenas
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source