De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Lideranças indígenas protestam e pedem por nomeação de novo coordenador em DSEI de Cuiabá

25/03/2025

Autor: Ianara Garcia

Fonte: G1 - g1.globo.com



Lideranças indígenas protestam e pedem por nomeação de novo coordenador em DSEI de Cuiabá
2-3 minutos

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Cuiabá está há mais de 30 dias sem um coordenador.


Lideranças de 10 povos indígenas de Mato Grosso protestaram, nesta terça-feira (25), em frente ao Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Cuiabá, pedindo pela nomeação de um novo coordenador para o distrito.

Os manifestantes pedem pela nomeação de Osmar Boe-Bororo, um dos representantes indígenas no estado. O consenso entre as lideranças é de que um indígena precisa assumir a função.

Protestos

Desde o início do ano, os indígenas reclamam da precariedade do atendimento, feito em contêineres sem ventilação, além da falta de materiais e de ambulância.

Na época, Aldi Gomes informou que a comunidade é seminômade e muda de local frequentemente, com isso a dificuldade de acesso e a burocracia dificultam a implementação de projetos.

Assista ao próximo

Indígenas Enawenê Nawê reclamam das condições no atendimento de saúde em MT

De acordo com a comunidade, o Distrito Sanitário Indígena (DSEI) de Cuiabá, enviou contêineres para funcionamento de posto de saúde, mas falta refrigeração. Por causa do calor, os profissionais e os pacientes não conseguem ficar no local. Além disso, um dos contêineres chegou danificado e não tem uso.

Outra cobrança é a construção de poços artesianos e o envio de veneno para combater uma infestação de ratos, que colocam em risco a saúde de quase 1.500 indígenas.

https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2025/03/25/liderancas-indigenas-protestam-e-pedem-por-nomeacao-de-novo-coordenador-em-dsei-de-cuiaba.ghtml
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.